Agricultura

Agricultor investe na cultura fumageira no municipio sertanejo de Olivença

A cidade sertaneja está iniciando sua experiência na cultura fumageira, através do agricultor Ataone Agostinho

Por 7 segundos 20/07/2020 15h03 - Atualizado em 20/07/2020 15h03
Agricultor investe na cultura fumageira no municipio sertanejo de Olivença
Olivença iniciou plantio de fumo - Foto: Cortesia

Situada no Sertão de Alagoas, a cidade de Olivença foi fundada em 1959 e, curiosamente, seu aniversário é no dia da padroeira de Arapiraca, dois de fevereiro. Na mesma data em que a conhecida terra do fumo celebra sua Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, a cidade de Olivença comemora seu aniversário. E a cidade sertaneja está iniciando uma experiência na cultura fumageira, através do agricultor Ataone Agostinho.


Foi feito um plantio inicial correspondente a duas tarefas e o cultivo está sendo feito através do processo de Agricultura familiar. Os envolvidos na cultura fumageira asseguram que as condições do terreno são adequadas, existindo uma expectativa de produzir quatro bolas por tarefa plantada, em média 640 Kg de fumo.


José Nilson destaca que Ataone Agostinho é o primeiro produtor da cidade a investir na cultura do fumo. Mais conhecido como Nilson da Vila Nova, ele ressalta que o incentivou a iniciar a atividade, levando o mesmo para conhecer plantações de fumo e manejo. Amigo da família Agostinho, bastante tradicional inclusive na política local, Nilson afirma que o incentivo para implantar a cultura de fumo em Olivença tem o objetivo de expandir a economia e geração de renda e emprego.