Jario Barros solicita que Rogério Teófilo distribua medicamentos para diabetes e hipertensão
O vereador defende que os medicamentos sejam distribuídos por mais 90 dias
O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Jario Barros, disse que vai solicitar ao prefeito Rogério Teófilo que, através da Secretaria Municipal de Saúde, estenda por no mínimo 90 dias a entrega de medicamentos no CRIA e nos postos de saúde, para pacientes com diabetes, hipertensão arterial e medicamentos de uso controlado. Essa solicitação será feita esta semana.
Ele justifica o pedido, ao tomar conhecimento de uma pesquisa publicada no periódico científico Diabetes Research and Clinical Practice, que publicou uma edição especial com trabalhos realizados sobre covid-19 em vários países, no Brasil, comprovando que 1.701 brasileiros com diabetes tiveram seu o estilo de vida alterado, devido ao receio de serem infectados pelos vírus, pois deixaram de ir buscar seus medicamentos.
“O que me chamou a atenção foi o fato de que segundo a pesquisa, 79% dos pacientes não receberam seus medicamentos e insumos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o período de 90 dias”.
Ele concorda que essa seria a principal medida para proteger essa população para evitar saídas mensais de casa para retirar medicamentos e se expor ao risco de contágio no transporte, em UBSs (Unidades Básicas de Saúde ou farmácias públicas), principalmente os idosos.
Jário Barros ressalta ainda o receio que familiares de pessoas do grupo de risco têm, por conta do contágio, já que são obrigadas a irem aos postos de saúde e desta forma se contaminarem e assim trazerem o vírus para dentro de casa e transmitir para os demais familiares, inclusive a quem desejam ajudar.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
