Quem vai pra disputa? Convenções e o momento decisivo na política de Arapiraca
Especulações, articulações entre partidos, mudanças datas e nomes já confirmados fazem parte do cenário
O cenário político de Arapiraca está bastante disputado nos seus bastidores, com a realização das convenções. O primeiro a realizar convenção foi o Patriotas, que na última quarta-feira (9) confirmou a chapa majoritária com o advogado Cláudio Canuto para prefeito e o policial civil Abelardo Silva para vice.
No sábado (12) mais dois partidos definiram suas chapas. O PSOL terá como candidato a prefeito o servidor público Lindomar Ferreira, tendo como candidata a vice-prefeita a profissional da área da saúde Alice Kelly da Silva Santos, que é sobrinha da saudosa e ex-deputada federal Ceci Cunha.
O Cidadania, por sua vez, homologou o nome do advogado e ex-presidente da OAB-Arapiraca, Hector Martins, como candidato a prefeito. O professor e presidente do Rotary Club Centro, José Edson Cavalcante, é o candidato à vice.
Demais convenções
A convenção do PSL Arapiraca vai acontecer nesta segunda-feira (14), com uma homenagem a Sérgio Marcos, conhecido Serjão, considerado eterno presidente do partido. Ele faleceu de Covid 19. Embora não esteja descarta a hipótese de candidato próprio, o partido deve mesmo fechar coligação.
O PT, que tinha convenção prevista para o domingo (13), transferiu para a terça-feira (15) e deve fechar sua coligação na majoritária com o MDB. O MDB que também faz convenção na terça-feira e define de uma vez por todas quem será o candidato: Luciano Barbosa ou Ricardo Nezinho ou até Daniel Barbosa, cujo nome também vem sendo comentado.
Também no dia 15, acontecem as convenções do PSDB e Avante, que devem definir coligações majoritárias. No caso do Avante, o empresário Jorge da Farmácia comunicou que está fora da disputa e o partido deve se coligar ao grupo da prefeita Fabiana Pessoa.
No último dia do prazo, quarta-feira (16), estão confirmadas várias convenções. O PROS, que vem seguindo orientações do senador Fernando Collor de Mello, pode fazer coligação ou surpreender com candidato próprio. O PP, liderado pelo deputado estadual Tarcizo Freire, terá candidato à sucessão municipal, segundo informações do próprio partido.
O Solidariedade, por sua vez, vai homologar o nome de Gilvânia Barros, como candidata a sucessão municipal. Já o Republicanos deve confirmar Fabiana Pessoa como candidata a reeleição.
O PRTB tem como pré-candidato o empresário Jorge Luiz de França, o conhecido Jorge do Posto. O PDT tem como pré-candidato Cícero Valentim.
PSC, PTC e PMN que também confirmaram suas convenções para o último dia e devem fechar coligações.