[Vídeo] Estoque crítico de sangue leva Hemoal Arapiraca a ter dificuldade em atender demanda
Até mesmo as bolsas de O+, tipo mais comum entre a população estão em pouca quantidade
Cirurgias eletivas, tratamentos médicos como de oncologia e hemodiálise e até mesmo situações de emergência como transfusão de sangue em pessoas que sofreram graves acidentes de trânsito estão comprometidos no Agreste e Sertão de Alagoas devido ao estoque crítico no Hemoal Arapiraca. Em entrevista para o 7Segundos, a assistente social do hemocentro, Eliene Alves, afirmou que todos os tipos sanguíneos - incluindo o O+, o mais comum entre a população - estão com o estoque muito abaixo do normal.
"No momento, estamos necessitando de todos os tipos de sangue. Estamos com a capacidade comprometida de atender a demanda dos hospitais conveniados, implicando também em tratamentos e as cirurgias eletivas que podem ser canceladas em virtude da falta de estoque", declarou.
Um dos motivos para a baixa procura para a doação de sangue, de acordo com a assistente social, é a pandemia. Mas ela garante que os riscos de contaminação no local são mínimos, porque além dos protocolos de segurança adotados, o doador de sangue geralmente vai ao hemocentro quando está saudável, e chamou a atenção para o fato de a vacina contra o sarampo ser um impedimento temporário à doação de sangue. Só após 30 dias da vacina, é que a pessoa pode doar sangue.
Durante o período em que o 7Segundos permaneceu no Hemoal Arapiraca um único doador compareceu ao local. O professor de Educação Física José Julião Neto, ele é doador de sangue desde 2016 e vai ao Hemoal Arapiraca mesmo quando não vai doar sangue para uma pessoa específica, situação rara nos dias de hoje.
"Doe sangue, isso salva vidas", é a mensagem que ele deixa para quem tem receio de repetir a mesma atitude que ele.
Para doar sangue é preciso ter mais de 18 anos, estar saudável e ter tomado a vacina contra o sarampo há mais de 30 dias. Basta comparecer ao Hemoal Arapiraca, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, 49, Centro de Arapiraca, próximo ao 5º Centro de Saúde, até as 17h, levando um documento com foto. O doador precisa estar bem alimentado, mas sem ter consumido alimentos gordurosos.
Últimas notícias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Governo retira urgência de projeto sobre 6x1; entenda próximos passos
Leonardo Dias volta a cobrar funcionamento do HC Pet dois meses após "inauguração"
Vereadores de Porto Calvo declaram apoio à pré-candidatura de Renan Filho
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
