Serviços

[Vídeo] Estoque crítico de sangue leva Hemoal Arapiraca a ter dificuldade em atender demanda

Até mesmo as bolsas de O+, tipo mais comum entre a população estão em pouca quantidade

Por 7Segundos 14/09/2020 17h05 - Atualizado em 14/09/2020 17h05
[Vídeo] Estoque crítico de sangue leva Hemoal Arapiraca a ter dificuldade em atender demanda
Com estoque crítico, hospitais podem suspender realização de cirurgias eletivas - Foto: Jânio Barbosa/ 7Segundos

Cirurgias eletivas, tratamentos médicos como de oncologia e hemodiálise e até mesmo situações de emergência como transfusão de sangue em pessoas que sofreram graves acidentes de trânsito estão comprometidos no Agreste e Sertão de Alagoas devido ao estoque crítico no Hemoal Arapiraca. Em entrevista para o 7Segundos, a assistente social do hemocentro, Eliene Alves, afirmou que todos os tipos sanguíneos - incluindo o O+, o mais comum entre a população - estão com o estoque muito abaixo do normal.

"No momento, estamos necessitando de todos os tipos de sangue. Estamos com a capacidade comprometida de atender a demanda dos hospitais conveniados, implicando também em tratamentos e as cirurgias eletivas que podem ser canceladas em virtude da falta de estoque", declarou.

Um dos motivos para a baixa procura para a doação de sangue, de acordo com a assistente social, é a pandemia. Mas ela garante que os riscos de contaminação no local são mínimos, porque além dos protocolos de segurança adotados, o doador de sangue geralmente vai ao hemocentro quando está saudável, e chamou a atenção para o fato de a vacina contra o sarampo ser um impedimento temporário à doação de sangue. Só após 30 dias da vacina, é que a pessoa pode doar sangue.

Durante o período em que o 7Segundos permaneceu no Hemoal Arapiraca um único doador compareceu ao local. O professor de Educação Física José Julião Neto, ele é doador de sangue desde 2016 e vai ao Hemoal Arapiraca mesmo quando não vai doar sangue para uma pessoa específica, situação rara nos dias de hoje.

"Doe sangue, isso salva vidas", é a mensagem que ele deixa para quem tem receio de repetir a mesma atitude que ele.

Para doar sangue é preciso ter mais de 18 anos, estar saudável e ter tomado a vacina contra o sarampo há mais de 30 dias. Basta comparecer ao Hemoal Arapiraca, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, 49, Centro de Arapiraca, próximo ao 5º Centro de Saúde, até as 17h, levando um documento com foto. O doador precisa estar bem alimentado, mas sem ter consumido alimentos gordurosos.