IML identifica corpo encontrado queimado em Arapiraca
Cadáver foi escaneado e imagens da arcada dentária foram utilizadas para comparar com ficha odontológica e imagens de adolescente desaparecido

Uma mobilização entre os Institutos de Medicina Legal de Arapiraca e Maceió permitiu a identificação de um corpo encontrado queimado na última terça-feira (6). O exame odontolegal confirmou que a vítima fatal é o adolescente de 16 anos, Mateus Lima Lisboa de Oliveira.
De acordo com o chefe especial do IML de Arapiraca, perito médico legista Sílvio Nunes, o garoto desapareceu na segunda-feira (05) e o corpo dele foi encontrado queimado no dia seguinte em uma área de mato, próxima a Vale da Perucaba em Arapiraca. Após perícia no local do crime, o corpo foi encaminhado para o IML do agreste onde foi necropsiado, sendo confirmada a causa da morte como vítima por arma branca.
O problema começou no momento da liberação do corpo, já que os familiares, diante do estado em que o corpo foi encontrado, não estavam conseguindo confirmar a identidade do adolescente. Segundo o IML, alguns parentes como pai, avô e tio tentaram fazer o reconhecimento, mas todos ficaram na dúvida, e diante do impasse não foi possível fazer a liberação.
A primeira tentativa de identificação foi através do exame de necropapiloscopia, que compara as digitais do cadáver com o prontuário do arquivo civil do Instituto de Identificação. No entanto, o exame foi descartado, visto que os familiares afirmaram que Mateus Lima não possuía carteira de identidade, restando apenas a possibilidade de identificar por meio da arcada dentária ou exame DNA.
“Como o exame de DNA leva um certo tempo para ser concluído, e sensibilizado com a comoção dos familiares e amigos da vítima, entrei em contato com a chefia do IML de Maceió para ver a possibilidade de se fazer o exame de arcada dentária, visto que a família afirmou que ele possuía ficha odontológica. Prontamente, o setor de odontologia, se disponibilizou em fazer a perícia”, explicou o chefe do IML de Arapiraca.
Na manhã, desta sexta-feira (09), o corpo queimado foi transferido para o IML de Maceió para a realização do exame odontolegal. Juntamente com o corpo foram encaminhados a ficha cadavérica, uma certidão de nascimento fornecida pela suposta família do cadáver, uma ficha odontológica em nome de “Mateus Lima” e fotografias entregues pela família do adolescente.
O perito odontolegista João Alfredo Guimarães, responsável pelo exame, explicou que o corpo foi escaneado e as imagens produzidas da arcada dentária foram utilizadas para analisar e comparar com a ficha dentária e as fotos da vítima. Também foi possível fazer a estimativa da idade do corpo, através da cronologia da formação dos dentes, e analisar alguns detalhes da arcada, como a posição dos dentes frontais e a extração de um dente que constava na ficha odontológica.
“Durante o exame odontolegal no corpo do cadáver identificamos várias evidências como idade estimada, ausência dentária e posição dentária compatíveis com aqueles encontrados na certidão de nascimento, documentação odontológica e fotos pertencentes a vítima. Todos esses achados periciais permitiram concluir que se trata da mesma pessoa, ou seja, a vítima realmente era o adolescente Mateus Lima”, afirmou o odontolegista.
Ao termino do exame, o cadáver foi devolvido ao IML de Arapiraca, com o laudo pericial confirmando a identidade do adolescente. Coube a unidade do agreste acionar e informar a família de Mateus Lima Lisboa de Oliveira, sobre a identificação do corpo. Eles já estiveram no IML e fizeram a liberação do cadáver.
Veja também
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
