Professor cria personagem divertido para visitar estudantes e evitar evasão escolar
Lucimar Menezes se veste de Maria Bolonha e vai até a casa dos alunos com menos de 70% de atividades feitas e participação nas aulas on-line
A evasão escolar é um problema antigo no Brasil, mas piorou durante a pandemia de Covid-19. Nos últimos meses, os professores têm sido desafiados a manter os alunos ainda mais interessados nas aulas e com bom rendimento.
Exemplo disso é Lucimar Menezes, professor e gestor de uma escola em Goiás, que criou uma personagem bem-humorada, a professora Maria Bolonha. Ela vai até a casa dos alunos com menos de 70% de atividades realizadas e participação nas aulas on-line. Maria Bolonha procura entender o que ocorre com cada aluno para, assim, poder ajudar.
Segundo ele, a iniciativa dá certo: "Tem funcionado. Pela alegria e pelo humor da situação, e também pela vergonha. Muitos alunos ficam: 'pô, está me fazendo pagar mico.' Em decorrência da pandemia e também de os alunos estarem deprimidos e afastados da escola, religa esse elo com a escola e o professor. Faz com que eles voltem a estudar, mesmo à distância."
Lucimar Menezes contou no Encontro com Fátima Bernardes que ele mesmo já teve que deixar a escola por três anos, ainda na juventude. "Foi dos 11 aos 14 anos esse afastamento por dois motivos. Primeiro a necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar e também a violência na escola. Cheguei a perder um colega. Ele foi assassinado na porta do colégio. Sempre utilizo essa história para motivar os professores e alunos", disse o professor.
Últimas notícias
Estudantes são assaltados por dupla armada na porta de casa em Arapiraca
Polícia procura por homem que atropelou criança com cavalo em Matriz de Camaragibe
Homem é preso suspeito de agredir mulher em Arapiraca; filhas e vizinho relatam agressões diárias
Homem é atacado e esfaqueado em via pública em Palmeira dos Índios; suspeitos são presos
Suspeito de tentar assaltar pedreiros de uma obra é espancado por populares em Arapiraca
Operação em AL mira organização interestadual com R$ 400 milhões em movimentações suspeitas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
