Professor cria personagem divertido para visitar estudantes e evitar evasão escolar
Lucimar Menezes se veste de Maria Bolonha e vai até a casa dos alunos com menos de 70% de atividades feitas e participação nas aulas on-line
A evasão escolar é um problema antigo no Brasil, mas piorou durante a pandemia de Covid-19. Nos últimos meses, os professores têm sido desafiados a manter os alunos ainda mais interessados nas aulas e com bom rendimento.
Exemplo disso é Lucimar Menezes, professor e gestor de uma escola em Goiás, que criou uma personagem bem-humorada, a professora Maria Bolonha. Ela vai até a casa dos alunos com menos de 70% de atividades realizadas e participação nas aulas on-line. Maria Bolonha procura entender o que ocorre com cada aluno para, assim, poder ajudar.
Segundo ele, a iniciativa dá certo: "Tem funcionado. Pela alegria e pelo humor da situação, e também pela vergonha. Muitos alunos ficam: 'pô, está me fazendo pagar mico.' Em decorrência da pandemia e também de os alunos estarem deprimidos e afastados da escola, religa esse elo com a escola e o professor. Faz com que eles voltem a estudar, mesmo à distância."
Lucimar Menezes contou no Encontro com Fátima Bernardes que ele mesmo já teve que deixar a escola por três anos, ainda na juventude. "Foi dos 11 aos 14 anos esse afastamento por dois motivos. Primeiro a necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar e também a violência na escola. Cheguei a perder um colega. Ele foi assassinado na porta do colégio. Sempre utilizo essa história para motivar os professores e alunos", disse o professor.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
