Oberdan Tenório é considerável inelegível e não poderá disputar prefeitura de Belém
Registro de candidatura foi indeferido por que candidato teve contas rejeitadas quando era prefeito de Inhapi
O juiz Guilherme Bubolz Bohm, da 28ª Zona Eleitoral de Quebrangulo, indeferiu o pedido de registro de candidatura de Oberdan Tenório Brandão, o Bel, na disputa pela prefeitura de Belém. A sentença foi proferida no dia 16 de outubro e atende pedido de impugnação apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral).
O MP Eleitoral proferiu parecer defendendo a inelegibilidade do candidato em razão da rejeição das contas do impugnado, quando ele exercia o cargo de prefeito do município de Inhapi, no Sertão de Alagoas.
Em 2017, Bell teve suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Inhapi, o que justifica sua inelegibilidade com base no art. 1o, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar 64/90.
“(...) irregularidades, ilegalidades e demonstram falhas graves, tais como o não envio das peças de planejamento PPA, LDO e LDA, demonstrativos contábeis elaborados de forma inexata, não refletindo a perfeita contabilização do patrimônio público municipal, situação agravada pelo não envio das peças orçamentárias básicas e, ainda, pelo não cumprimento do limite mínimo de gastos com a educação (...)”, diz um texto da sentença que rejeitou as contas do candidato impugnado.
Oberdan Tenório pode recorrer da decisão em instâncias superiores. Há, ainda, a possibilidade de a coligação substituir o candidato considerado inelegível.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
