PF faz operação em 4 estados contra corrupção e lavagem de dinheiro
A ação desta manhã compõe as fases 11 (Silício) e 12 (Macchiato) da Operação Descarte

A Polícia Federal cumpre 29 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (29) nas cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba (SP), Vargem Grande Paulista (SP), Jaguariúna (SP), Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Machado (MG), Rio de Janeiro e Porto Alegre (RS).
A ação desta manhã compõe as fases 11 (Silício) e 12 (Macchiato) da Operação Descarte e investiga crimes de sonegação fiscal. A Justiça Federal determinou o sequestro de R$ 100 milhões dos alvos e o afastamento de dois diretores da instituição financeira alvo das ilegalidades.
Silício
Na Operação Silício, os agentes buscam confirmar a existência de um grupo criminoso suspeito de praticar, entre 2011 e 2016, crimes de sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais, fraude em licitação e evasão de divisas.
Segundo a PF, ao longo de cinco anos, um escritório de advocacia especializado em lavagem de dinheiro "elaborou e executou um 'projeto' para uma empresa cliente, do ramo de tecnologia, com o objetivo de redução de tributos, devolução de valores em espécie e evasão de divisas".
Parte dos valores teria sido utilizada para pagar propina a servidores da empresa pública federal Ceitec S/A, para que esta contratasse a companhia de tecnologia.
Macchiato
Já a Operação Macchiato visa desmantelar uma organização criminosa suspeita de praticar, entre 2014 e 2016, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, principalmente gestão fraudulenta e desvio de valores de uma instituição financeira, além de crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.
Administradores da instituição lesada teriam desviado recursos por meio de contratos simulados de prestação de serviços. Uma das suspeitas é que parte do valor desviado era usado para pagar propina a agentes políticos.
As investigações contam com o auxílio da Receita Federal e do Ministério Público Federal.
Últimas notícias

Idoso é encontrado morto dentro de casa no bairro Cacimbas, em Arapiraca

Polícia Militar realiza fiscalização nas feiras livres do município de Arapiraca neste domingo (21)

Quatro menores são apreendidos após furtar e desmanchar moto no município de Delmiro Gouveia

Com apresentações e culto ao vivo, o funeral de Charlie Kirk reuniu uma multidão no Arizona, Estados Unidos

Homem é preso suspeito de furtar residência no bairro Farol, em Maceió

Caetano, Chico, Djavan e Gil cantam juntos antes de ato musical no RJ; veja
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
