PF faz operação em 4 estados contra corrupção e lavagem de dinheiro
A ação desta manhã compõe as fases 11 (Silício) e 12 (Macchiato) da Operação Descarte
A Polícia Federal cumpre 29 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (29) nas cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba (SP), Vargem Grande Paulista (SP), Jaguariúna (SP), Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Machado (MG), Rio de Janeiro e Porto Alegre (RS).
A ação desta manhã compõe as fases 11 (Silício) e 12 (Macchiato) da Operação Descarte e investiga crimes de sonegação fiscal. A Justiça Federal determinou o sequestro de R$ 100 milhões dos alvos e o afastamento de dois diretores da instituição financeira alvo das ilegalidades.
Silício
Na Operação Silício, os agentes buscam confirmar a existência de um grupo criminoso suspeito de praticar, entre 2011 e 2016, crimes de sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais, fraude em licitação e evasão de divisas.
Segundo a PF, ao longo de cinco anos, um escritório de advocacia especializado em lavagem de dinheiro "elaborou e executou um 'projeto' para uma empresa cliente, do ramo de tecnologia, com o objetivo de redução de tributos, devolução de valores em espécie e evasão de divisas".
Parte dos valores teria sido utilizada para pagar propina a servidores da empresa pública federal Ceitec S/A, para que esta contratasse a companhia de tecnologia.
Macchiato
Já a Operação Macchiato visa desmantelar uma organização criminosa suspeita de praticar, entre 2014 e 2016, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, principalmente gestão fraudulenta e desvio de valores de uma instituição financeira, além de crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.
Administradores da instituição lesada teriam desviado recursos por meio de contratos simulados de prestação de serviços. Uma das suspeitas é que parte do valor desviado era usado para pagar propina a agentes políticos.
As investigações contam com o auxílio da Receita Federal e do Ministério Público Federal.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
