Economia

Pix começa a funcionar nesta segunda (16); veja como fazer transferências

Você pode realizar uma transferência, pagar contas ou mesmo receber dinheiro em tempo real

Por CNN 17/11/2020 07h07
Pix começa a funcionar nesta segunda (16); veja como fazer transferências
Contas de água, luz e telefone poderão ser pagas no Pix - Foto: Ilustração

Começou a funcionar nesta segunda (16) o aguardado sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), o Pix. Parte da agenda de digitalização e modernização do sistema financeiro brasileiro, a plataforma busca promover mais “inclusão, competitividade, transparência e educação” no mercado financeiro. Mas, você sabe como aproveitar os benefícios desse novo meio?

Para realizar uma transferência, pagar contas ou mesmo receber dinheiro em tempo real, a qualquer hora do dia, basta acessar o aplicativo do seu banco e clicar no ícone do Pix. Ali, é possível movimentar sua conta bancária inclusive com o uso de QR code. Os credores também podem enviar um link ao devedor e solicitar que seja efetuado o pagamento.

Ao longo do último mês, mais de 30 milhões de pessoas cadastraram suas chaves para receber transferências e realizar pagamentos de forma mais prática. Mas mesmo quem ainda não registrou um código ou mesmo prefere continuar usando dados bancários como agência e número da conta pode usar o Pix. A chave é apenas um facilitador nesse processo, que torna a operação mais ágil.

A partir de agora o Pix vai funcionar durante as 24 horas do dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.