Cultura

61 anos após ser inaugurado, Cine São Francisco reabre para Circuito Penedo de Cinema

Em decorrência da pandemia, além da exibição no cinema, filmes da mostra competitiva estarão disponíveis online

Por 7Segundos com Fernando Vinícius – Decom PMP 20/11/2020 16h04 - Atualizado em 20/11/2020 16h04
61 anos após ser inaugurado, Cine São Francisco reabre para Circuito Penedo de Cinema
Por pouco, cinema não foi demolido para dar lugar a estacionamento - Foto: Prefeitura de Penedo

Um marco histórico do cinema brasileiro e da cidade de Penedo, o Cine São Francisco reabre suas portas ao público na próxima segunda-feira, 23 de novembro. Joia rara da arquitetura modernista e local dos inesquecíveis festivais nacionais de cinema, a exibição de filmes volta ao Cine SF com a 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema.

O projeto de incentivo à produção audiovisual realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Governo de Alagoas e o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem (IECPS), tem patrocínio do Sebrae, da Prefeitura de Penedo e do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a edição 2020 do Circuito Penedo ocorrerá de forma híbrida. “Nós teremos a exibição de filmes no Cine São Francisco de segunda até domingo, quando acontece o encerramento e a premiação. Algumas dessas sessões serão transmitidas pela Internet e todos os filmes das mostras competitivas estarão disponíveis no site do Circuito”, explica o professor e cineasta Sérgio Onofre, um dos responsáveis pelo trabalho que trouxe o cinema de volta para Penedo.

Ainda em função da Covid, a lotação do Cine SF será limitada para 240 pessoas, ainda sem as poltronas que estão em processo de licitação pelo governo estadual, parceiro da empreitada. Por isso, a disposição dos assentos provisórios obedecerá a regra de distanciamento mínimo entre as pessoas. Os filmes de indicação livre voltam a ser exibidos como nas primeiras edições do Circuito: em espaço aberto, na Praça 12 de Abril, situada no Paço Municipal, orla ribeirinha de Penedo.

As atrações musicais também foram afetadas pela Covid, limitadas a bandas com até três integrantes ou artista solo. As apresentações acontecem no final de semana, a partir da noite de sexta-feira, 27, no palco que será montado na Praça 12 de Abril.

Cinema mais moderno do NE

Inaugurado em 1959, o cineteatro era o maior e mais moderno do Nordeste brasileiro à época, equipado com condicionadores de ar e capacidade de público para cerca de mil pessoas. O investimento feito pelo Comendador José da Silva Peixoto trouxe para o Centro Histórico de Penedo, junto com o Hotel São Francisco, lazer e hospedagem de alto padrão.

Hotel e espaço cultural integrados tiveram seu auge entre 1977 e 1982, período de realização do Festival Nacional de Cinema, evento abandonado pelo poder público e que passou a ser realizado em Gramado-RS.

Com o declínio das salas de cinema no Brasil e a concentração dos equipamentos em shopping centers, o Cine São Francisco também entrou em crise. Sem público, encerrou a exibição de filmes em 1993. Depois disso, apenas alguns poucos eventos (gincana estudantil e festival de tradições populares) foram realizados no local.

Por fim, o Cine SF foi alugado para a realização de cultos evangélicos, até cessar todo tipo de uso. Em período mais recente, quase foi adaptado para funcionar como estacionamento de veículos, ganhando vida nova graças ao Iphan Alagoas e a Prefeitura de Penedo.

Além de recuperar e modernizar os equipamentos do cineteatro, o majestoso espaço torna-se também o Centro de Convenções da cidade cuja gestão é referência positiva no PAC Cidades Históricas, programa desenvolvido pelo governo federal para restauração e preservação da memória nacional.