Inocente preso após ser confundido com autor de furto em Igreja Nova ganha ação contra o Estado
Justiça determinou pagamento de indenização por ter invadido residência e detido inocente em cela de delegacia
Um morador de Igreja Nova, preso injustamente sob a acusação de ter cometido furto na prefeitura de Igreja Nova em 2017, ganhou ação na Justiça contra o Estado de Alagoas. O juiz Anderson Passos, da Comarca de Igreja Nova, determinou que o Estado de Alagoas indenize em R$ 15 mil, por danos morais.
Segundo os autos, em março de 2017, policiais militares teriam invadido a casa do autor afirmando que estavam procurando objetos furtados da Prefeitura de Igreja Nova, entretanto não apresentaram nenhum mandado judicial. Na ocasião, apenas a esposa, grávida de seis meses, estava presente na residência.
Ao ser avisado do ocorrido, o autor se dirigiu à delegacia para esclarecer os fatos, quando então foi acusado de furto pela autoridade policial e colocado em uma cela por mais de duas horas. Após investigações realizadas no mesmo dia, foi constatado que o homem havia sido confundido com um dos réus do crime.
Quando foi apresentado aos outros acusados detidos, todos teriam negado que o autor havia participado do furto, sendo então posto em liberdade. Em sua defesa, o Estado contestou o processo, alegando que não haveria provas de qualquer conduta incorreta praticada pelos policiais.
De acordo com o juiz Anderson Passos, o Estado de Alagoas não apresentou elementos capazes de desconstituir os fatos alegados e provados pelo autor, além de não comparecer presencialmente ou virtualmente à audiência de instrução no dia e hora marcados.
"Logo, entendo que restou demonstrada a existência de nexo causal entre a atuação do serviço público e o dano alegado, uma vez que os agentes policiais deixaram de agir dentro dos ditames previstos na Constituição Federal, porquanto ingressaram na residência do autor, bem como o mantiveram encarcerado em situação que não se configurava flagrante delito e nem estava albergada por ordem judicial", explicou.
Últimas notícias
Proprietário de bar é preso por exploração sexual de adolescente, em Maceió
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
