Faculdade é obrigada a dar desconto nas mensalidades por aulas on-line durante a pandemia
Decisão judicial garantida pela Defensoria Pública beneficia estudantes da Unit com descontos de 30% a 40%
O Centro Universitário Tiradentes (UNIT) deverá reduzir, em até 48h, os valores das mensalidades de seus estudantes, que passaram os últimos meses recebendo aulas na modalidade on-line, em virtude da pandemia da Covid-19. A determinação é resultado de um agravo interno, interposto pela Defensoria Pública do Estado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL).
A decisão foi proferida em 19 de novembro, mas a Defensoria Pública foi intimada da decisão nessa quarta-feira, 25.
Conforme a decisão do Colegiado da 3ª Câmara Cível, os estudantes que cursam apenas disciplinas teóricas deverão ter descontos de 30% e os matriculados nas disciplinas teóricas e práticas, de 40%. As reduções devem beneficiar a todos estudantes, inclusive, os que possuem financiamento estudantil ou outros descontos oferecidos pela Unit.
A redução tem caráter retroativo sobre os valores pagos pelos universitários, no período em que as aulas presenciais estiveram suspensas. Em caso de descumprimento, a unidade de ensino sofrerá multa de R$ 1 mil por dia de desobediência.
A solicitação de desconto foi requisitada pela Defensoria Pública, por meio de ação civil pública, ingressada no último mês de abril. No entanto, inicialmente, o órgão não teve resposta positiva do judiciário, o que o levou a interpor agravo de instrumento e, posteriormente, o agravo interno que foi julgado procedente.
No processo, a instituição demonstrou que, com a mudança das aulas para a modalidade on-line, a prestação contratual se alterou de forma profunda, pois os estudantes perderam, não apenas o conteúdo prático, como o acesso às bibliotecas, aos laboratórios, interatividade na sala de aula, monitoria, espaço físico do centro universitário, livros, computadores, entre outros. Além disso, conforme relato dos estudantes, a plataforma on-line apresenta diminuição na qualidade dos serviços educacionais prestados.
Últimas notícias
Defensoria Pública promove escuta pública sobre violência obstétrica em Arapiraca
Aprovados no concurso da Saúde têm mais 30 dias para o envio de documentação
Polícia Civil intercepta caminhonete e cumpre mandado judicial na orla de Maceió
Encontro Estudantil da rede estadual de Ensino começa nesta terça-feira (25)
Mulher em situação de rua é encontrada morta no bairro Manoel Teles, em Arapiraca
Vila de Natal reúne arte, cultura e gastronomia à beira-mar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
