Covid -19

Internação de pacientes com Covid-19 chega a quase 50% no HE do Agreste

No mês de novembro o HEA internou 88 pacientes com a Covid-19

Por 7 Segundos com Assessoria 07/12/2020 15h03
Internação de pacientes com Covid-19 chega a quase 50% no HE do Agreste
No mês de novembro o HEA internou 88 pacientes com a Covid-19 - Foto: Davi Salsa/Assessoria

Em apenas 30 dias, o número de pacientes internados com sintomas do novo coronavírus aumentou 49% no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. De acordo com o Boletim Epidemiológico, o maior hospital público do interior de Alagoas recebeu 59 pacientes no mês de outubro e em novembro o número subiu para 88.

Para a coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HE do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, a elevação do número de pacientes com Covid-19 ocorreu devido às aglomerações e em razão da negligência da população quanto as medidas básicas de proteção, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

“Houve um relaxamento da maioria da população para os cuidados sanitários, necessários para evitar a propagação da doença. Com isso, tivemos como resultado, esse aumento de pessoas internadas entre os meses de outubro e novembro”, salienta Ana Lúcia Lima.

Em relação ao perfil das pessoas internadas com Covid-19, no HE do Agreste, a assistência social relata que alguns jovens receberam atendimento especializado. Contudo, a maior parte dos internamentos é de pessoas do sexo masculino e com idade entre 61 e 70 anos.

Taxa de ocupação – Esses pacientes também apresentam um histórico de comorbidades como o diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Os níveis das ocupações de leitos continuam estáveis desde a semana passada.

Nesta segunda-feira (7), a taxa de ocupação é de 62% e, dos 45 leitos de enfermaria, 23 estão com pacientes em tratamento. Já na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 17 dos 20 leitos estão ocupados com pessoas recebendo assistência médica especializada para tratamento e recuperação da doença.