Mundo

Ataque armado a colégio interno na Nigéria deixa centenas de meninos desaparecidos

Homens armados invadiram colégio interno onde vivem cerca de 800 meninos, no noroeste do estado de Katsina, estado natal do presidente nigeriano, que atualmente está na região

Por BBC 12/12/2020 15h03
Ataque armado a colégio interno na Nigéria deixa centenas de meninos desaparecidos
Pais que encontraram seus filhos após o ataque imediatamente os levaram para casa - Foto: BBC

Centenas de estudantes podem ter desaparecido depois que homens armados invadiram uma escola secundária no noroeste da Nigéria na noite de sexta-feira (11).

Os agressores chegaram em motocicletas e começaram a atirar para o alto, gerando correria e levando as pessoas a fugirem, disseram testemunhas.

Eles tinham como alvo a Escola Secundária de Ciências do Governo, onde viveriam mais de 800 alunos, no estado de Katsina.

Mais de 200 estudantes foram resgatados até a publicação desta reportagem. O Exército e a Força Aérea nigeriana se juntaram na busca pelos desaparecidos.

Moradores dos arredores do internato, que é restrito a estudantes meninos na área de Kankara, disseram à BBC que ouviram tiros por volta das 23h (19h, no horário de Brasília) na sexta-feira (11), e que o ataque durou mais de uma hora.

O pessoal de segurança da escola conseguiu afastar alguns dos agressores antes que os reforços policiais chegassem, informaram as autoridades locais.

Em nota, neste sábado (12), a polícia disse que, durante uma troca de tiros, alguns dos atiradores foram forçados a recuar.

Os alunos conseguiram escalar a cerca da escola e correram em busca de um local seguro, informaram as autoridades de segurança.

No entanto, testemunhas disseram que viram vários alunos sendo carregados pelos invasores.

Um policial foi levado ao hospital após ser baleado e ferido, disse a polícia.

Vários residentes locais disseram no sábado que se juntaram à polícia na busca pelos alunos que continuam desaparecidos, enquanto muitos pais relataram que foram capazes de retirar seus filhos da escola.

"A escola está deserta, todos os alunos se foram", disse uma testemunha, Nura Abdullahi, à agência de notícias AFP.

"Alguns dos estudantes que escaparam voltaram à cidade esta manhã, mas outros pegaram ônibus para suas casas", acrescentou.

Katsina é o estado natal do presidente nigeriano Muhammadu Buhari, que atualmente está na região para em visita privada de uma semana.

O ataque de sexta-feira acontece dois dias depois de sequestros de um líder local e de outras 20 pessoas em outra região do estado.

Em 2014, mais de 270 meninas foram sequestradas pelo grupo militante islâmico Boko Haram de uma escola na cidade de Chibok, no nordeste da Nigéria.