Covid-19: AstraZeneca diz ter encontrado vacina 100% eficaZ
A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido deve se pronunciar nos próximos dias sobre o produto
O grupo farmacêutico britânico AstraZeneca afirma ter realizado pesquisas suplementares e ter encontrado "a fórmula vencedora" da vacina contra a Covid-19 que desenvolve em parceria com a Universidade de Oxford. A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido deve se pronunciar nos próximos dias sobre o produto.
Em entrevista publicada neste domingo (27) pelo jornal britânico Sunday Times, o diretor-geral da AstraZeneca, Pascal Soriot, garantiu que o imunizante oferece uma proteção de "100% contra formas graves da covid-19". "Acreditamos ter encontrado a fórmula vencedora", declarou.
Após exames clínicos em larga escala realizados no Reino Unido e no Brasil, o laboratório britânico anunciou em novembro que a versão inicial de sua vacina tinha uma eficácia média de 70%. No entanto, por trás destes resultados, se escondiam disparidades de protocolos utilizados. A eficácia foi de 90% em voluntários que inicialmente receberam uma meia-dose do produto e uma dose completa um mês mais tarde. Em outro grupo vacinado com duas doses completas, a eficácia foi de 62%.
Após duras críticas, a AstraZeneca revelou que a meia-dose foi aplicada por engano nos voluntários. Devido à forte repercussão negativa, a empresa decidiu então realizar exames suplementares com o produto.
Pontos positivos da vacina da AstraZeneca/Oxford
É grande a expectativa da vacina desenvolvida pelo laboratório britânico porque o produto é de baixo custo, apenas US$ 4 por dose. A outra vantagem é que o imunizante pode ser conservado em congeladores convencionais e não a -70°C, como é o caso da vacina da Pfizer/BioNTech. Isso facilitaria a realização de uma grande operação de imunização em larga escala.
Primeiro país ocidental a ter começado a injetar o produto da Pfizer/BioNTech, o Reino Unido aposta alto na vacina da AstraZeneca/Oxford para acelerar o combate contra a doença no país, especialmente após a detecção de uma nova variante do vírus.
Ao ser questionado sobre a eficácia de seu imunizante, Soriot não conseguiu camuflar dúvidas. "Pensamos que a vacina deveria funcionar, mas não podemos ter certeza, então faremos novos testes", ponderou.
O governo britânico anunciou na última quarta-feira (23) ter submetido os dados completos da vacina da AstraZeneca/Oxford à agência que regulamenta medicamentos no país, a MHRA. Segundo a imprensa britânica, o órgão deve se pronunciar sobre o produto nos próximos dias para o início de sua utilização em 4 de janeiro.
Mais de 350 milhões de doses reservadas ao Reino Unido
O Reino Unido encomendou 100 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca, dos quais 40 milhões devem estar disponíveis até o fim de março de 2021. No total, o país garantiu o acesso a mais de 350 milhões injeções junto a sete fabricantes da vacina.
Cerca de 600 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina da Pfizer/BioNTech no Reino Unido. O país, que é um dos mais castigados pela Covid-19 na Europa e contabiliza mais de 70 mil mortos, observa um forte aumento no número de casos nas últimas semanas. Segundo as autoridades, o fenômeno se deve à nova variante do vírus, que teria capacidade de transmissão seria entre 50% e 74% maior do que a linhagem inicial.
Últimas notícias
Jovem de 21 anos é autuado por lesão corporal no município de Porto Calvo
O que se sabe e o que falta saber sobre o caso da mulher atropelada e arrastada
Secretaria do Trabalho divulga 2.496 oportunidades disponíveis no Sine Alagoas
União política entre Dani da Elba e Arthur Lira marca entregas e consolida apoio a Arthur e Álvaro Lira em Maragogi
Festival Hermeto Pascoal consolida Arapiraca como novo polo da música instrumental no Brasil
Após muitos anos fechada, Prefeitura de Maragogi reabre as portas com sede totalmente reformada
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
