Viral

Pai de bailarina paga promessa e pedala durante 11 dias para ver filha se formar em SC

Produtor cultural saiu de Mato Grosso do Sul com destino a Joinville

Por G1, SC 06/01/2021 08h08 - Atualizado em 06/01/2021 08h08
Pai de bailarina paga promessa e pedala durante 11 dias para ver filha se formar em SC
Adalto Freitas pedalou por 1.280 quilômetros para ver a filha se formar na Escola do Teatro Bolshoi em Joinville (SC) - Foto: Adalto Freitas/Arquivo pessoal

O produtor cultural Adalto de Freitas, de 52 anos, percorreu 1.280 quilômetros de bicicleta para ver a filha se formar. Ele saiu de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, até Joinville, região Norte de Santa Catarina, em dezembro do ano passado. A jornada teve início há 11 anos, depois de uma promessa feita para uma santa com o mesmo nome da filha: Cecília.

Adalto viajou durante 11 dias até chegar ao destino final. O compromisso firmado com a santa era ir à formatura da filha de bicicleta, onde quer que ela estivesse. Curado da Covid-19, doença que foi contraída por ele em abril, o produtor cultural chegou a se questionar se conseguiria levar a viagem adiante.

"Eles [a família] queriam que eu conversasse com o santo e desmarcasse a viagem [risos]", disse Adalto.

Depois de meses de treino, o pagador de promessas superou o medo, o frio e a sede para ver a bailarina Cecília Bassetto formada, depois de 8 anos de estudos, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial da instituição fora da Rússia, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2020.

Promessa foi feita em 2011 depois de Cecília piorar de uma pneumonia — Foto: Adalto Freitas/Arquivo pessoal

A promessa

Com 6 anos na época, Cecília teve um quadro grave de pneumonia. Segundo Adalto, a infecção foi tão danosa que chegou a afetar órgãos vitais da garota.

"Eu fiquei desesperado! No hospital onde ela ficou internada tinha uma capelinha. Era a capela de Santa Cecília. E isso me tocou muito. Aí fiz um compromisso, com a santa e com Deus. Se ela restabelecesse a saúde e realizasse o sonho da vida dela, eu faria três compromissos: primeiro, não beberia nada alcoólico; segundo, tudo que minha filha tivesse eu faria o máximo para proporcionar para outras crianças também; e terceiro, que onde quer que ela estivesse quando ela fosse se formar, eu iria até ela de bicicleta", explicou.


A viagem

Adalto saiu no dia 26 de novembro de Campo Grande. A viagem durou 11 dias e o ciclista enfrentou frio, sede e o medo de ser assaltado durante o percurso. O produtor cultural pedalou, em média, 100 quilômetros ao dia.

"A principal [dificuldade] foi no segundo dia, quando eu fiz o trecho de bicicleta em Mato Grosso do Sul, saindo de Nova Alvorada e indo até Casa Verde. Foi um trecho que eu passei muita sede. O sol estava fora do comum. Quando eu cheguei em Mauá da Serra, eu passei por muito frio. Estava cerca de 13ºC de temperatura. Muita chuva. O consórcio de chuva e frio fez com que eu tivesse uma dificuldade acentuada [...] foi bem desgastante, mas valeu a pena!", afirmou.

Adalto contraiu Covid-19 em abril; a doença quase atrapalhou os planos do pai — Foto: Adalto Freitas/Arquivo pessoal

Com a quebra de um dos eixos da bicicleta, Adalto teve que esperar até o comércio abrir para poder trocar a peça. No total, foram 11 dias de viagem sendo 10 pedalando.

O pneu da bicicleta, de 1989, furou no último trecho da viagem, já em solo catarinense. Mas nada que desestimulasse o pai. O produtor cultural chegou quatro dias antes da formatura da filha. A cerimônia, em função da pandemia, teve que ser feita de maneira online.

"A formatura foi show, mesmo sendo virtual", concluiu.

Cecilia Bassetto se formou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em dezembro de 2020 — Foto: Adalto Freitas/Arquivo pessoal


Agora, além de formada, Cecília Bassetto é uma das contratadas para atuar na Cia. Jovem Bolshoi Brasil no ano de 2021.