'Invasão do Capitólio deve colocar democracia do Brasil em alerta'
Ministro do STF, Fachin condenou a a confusão generalizada promovida por apoiadores de Trump no congresso dos EUA

Vice-presidente o Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin afirmou nesta quinta-feira (07) que a invasão do congresso norte-americano, “deve colocar em alerta a democracia brasileira”.
“Na truculência da invasão do Capitólio, a sociedade e o próprio Estado parecem se desalojar de uma região civilizatória para habitar um proposital terreno da barbárie. A alternância de poder não pode ser motivo de rompimento, pois participa do conceito de república”, afirmou.
A manifestação do magistrado se dá após confusão generalizada e invasão por apoiadores do presidente Donald Trump ao Capitólio, em Washington, nesta quarta-feira (6). O ato resultou em, pelo menos, quatro pessoas mortas - uma mulher foi baleada dentro do local e a polícia não deu detalhes sobre as outras três vítimas.
Trump não aceita a derrota para o democrata Joe Biden, que assumirá o cargo de presidente dos EUA no dia 21 de janeiro.
Fachin destacou que o país irá às urnas em outubro de 2022 para as eleições presidenciais e ressaltou a importância dos pleitos periódicos conforme “as regras estabelecidas na Constituição e uma Justiça Eleitoral combatendo a desinformação são imprescindíveis para a democracia e para o respeito dos direitos das gerações futuras”.
“Quem desestabiliza a renovação do poder ou que falsamente confronte a integridade das eleições deve ser responsabilizado em um processo público e transparente. A democracia não tem lugar para os que dela abusam”, ressaltou.
Apoiador declarado de Trump, Bolsonaro afirmou hoje que houve fraude na eleição dos Estados Unidos e voltou a falar sobre voto impresso. "Se nós não tivermos voto impresso em 2022, vamos ter problemas maiores que os Estados Unidos."
Sem apresentar provas, assim como Trump, o presidente brasileiro enumerou supostas irregularidades no processo eleitoral americano. "Houve gente que votou três, quatro vezes, mortos votaram, foi uma festa lá, ninguém pode negar isso aí", disse Bolsonaro a apoiadores na frente do Palácio da Alvorada.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
