Prefeito de Major Izidoro tenta criar 500 novos cargos e tirar poder de vereadores
Comissionados terão salário de até R$ 5.830,00 com direito a gratificação de até 100%
O prefeito de Major Izidoro, Theobaldo Cintra (Progressistas), enviou Projeto de Lei à Câmara Municipal pedindo autorização para a criação de cerca de 500 cargos comissionados e 5 novas secretarias municipais. Pelo menos quatro vereadores questionam a matéria sob a justificativa de que o município não tem caixa suficiente para custear as despesas, principalmente, diante da crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19.
A matéria ainda tira do Poder Legislativo a competência de fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros do município. Em outras palavras, o prefeito Theobaldo Cintra quer utilizar os recursos da Prefeitura como ele bem entender, sem precisar justificar os gastos à Câmara Municipal.
Em seu texto, o PL Nº 001/2021, de autoria do Poder Executivo, “dispõe sobre a estrutura administrativa dos órgãos da administração pública de Major Izidoro. Cria e extingue cargos, além de outras providências”. Já no Art 4º, § 5º, inciso II, estabelece ao Executivo o controle para “a fiscalização da regularidade da aplicação dos recursos financeiros e da guarda do patrimônio municipal”.
Outro ponto que chama atenção no PL chamado de “trem da alegria de Theo e Léo”, é a criação de gratificação de até 100% para os servidores que terão cargo em comissão na administração pública por indicação do prefeito Theobaldo Cintra.
Conforme o Art 28, “Fica instituída a gratificação por trabalho extraordinário (GTE) que poderá ser concedida ao servidor que exercer suas atividades além do horário normal de expediente, independentemente da natureza do cargo, até o limite de 100% da remuneração base. A gratificação será concedida pelo Chefe do Poder Executivo e caberá ao servidor trabalhar exclusivamente para o município e permanecer à disposição em qualquer dia e hora (...)”.
VEREADOR É CONTA O PROJETO
O ex-presidente da Câmara Municipal, Salvio Alexandre da Silva, o “Chaveiro do Gado”, disse que é totalmente contrário ao PL do “Trem da Alegria de Theo e Léo”. “Um dos motivos é a criação de cinco novas secretarias. Principalmente, diante da crise de saúde pública que estamos enfrentando. São várias situações”, justificou o parlamentar.
A reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Major Izidoro e com o prefeito Theobaldo Cintra, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.
Últimas notícias
PF faz operação para apurar suspeita de vazamento de dados de autoridades
Motorista embriagado avança sinal vermelho, provoca acidente deixa uma pessoa ferida em Maceió
Fim do contrato com a Unimed ameaça funcionamento da maternidade da Santa Casa em Maceió
Mulher esconde arma de companheiro para evitar ataque e homem acaba em Maceió
Mulher tem dedo fraturado e cabeça ferida após ser agredida com capacete em Paripueira
Homem é preso após arrombar porta de casa e causar dano em Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
