Laboratório para projetos audiovisuais abre inscrições em Arapiraca
A primeira edição do BrLab acontece através da iniciativa da Prefeitura de Arapiraca

Nesta quinta-feira, 21 de janeiro, foram abertas as inscrições para o “BrLab Arapiraca”, um dos mais importantes laboratórios latinoamericanos de desenvolvimento de projetos e de capacitação de profissionais envolvidos com a produção criativa e executiva de produções audiovisuais.
A primeira edição do BrLab acontece através da iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. O projeto foi selecionado pelo Edital de Fomento ao Audiovisual lançado em parceria com a Agência Nacional do Cinema – ANCINE.
Os participantes poderão desenvolver longas-metragens, curtas, telefilmes e séries. No mínimo 50% das vagas serão exclusivas para quem vive e atua em Arapiraca e região. A convocatória ficará aberta no site do Brlab, conforme regulamento, até o final de fevereiro. Todas as atividades do laboratório serão gratuitas.
No “BrLab Arapiraca” cada um dos profissionais inscritos e selecionados participará de capacitações coletivas e individuais com roteiristas, consultores de roteiro, produtores executivos, diretores e profissionais do mercado de conteúdo com produção de projetos. O curso terá duração de três semanas e ocorrerá em abril.
O Laboratório contará com profissionais nacionais e de Alagoas entre seus tutores, como por exemplo: os premiados diretores e roteiristas Renê Guerra, Ulisses Arthur e Rafhael Barbosa; assim como as produtoras e consultoras em audiovisual Mariana Brasil e Beatriz Carvalho; além do diretor geral do BrLab, Rafael Sampaio.
Logo após as inscrições, que serão encerradas em 28 de fevereiro, a equipe do laboratório fará a analise dos projetos inscritos e o perfil dos interessados. O regulamento e o formulário de inscrição constam no site: https://brlab.com.br/2020/workshops/brlab-arapiraca.
“É uma honra e uma alegria poder levar o nosso laboratório até Arapiraca neste momento de potência e reconhecimento do audiovisual da cidade e do Estado de Alagoas. Isso aperfeiçoa os investimentos em produção” destacou Rafael Sampaio, diretor do BrLab.
O secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães, enalteceu Arapiraca como celeiro de grandes produções. Ele também lembrou que outro projeto de capacitação audiovisual ocorrerá ainda este ano.“O poder público municipal precisa formar parcerias, incentivar mais ações e projetos como esse. E o prefeito Luciano Barbosa já determinou que trabalhássemos a cultura olhando também para as produções. Tenho certeza que o laboratório será um sucesso”, afirmou.
A Klaxon Cultura Audiovisual é a empresa especializada no treinamento de profissionais de diferentes segmentos da cadeia do audiovisual.

BrLab
Considerando que as filmagens e a exibição em salas de cinema seguem ainda muito comprometidas pela pandemia de Covid-19, o mercado audiovisual em 2020 movimentou-se muito no sentido do desenvolvimento de projetos, uma etapa estratégica, fundamental e anterior à filmagem.
Esta é justamente a vocação do BrLab: preparar e qualificar profissionais geralmente em processo de produção de seus primeiros filmes, através de distintas dinâmicas coletivas e individuais de capacitação que funcionam aplicadas a projetos; como forma de desenvolver artisticamente a estória e a estética do filme; ao mesmo tempo em que, do ponto de vista executivo ajude a desenhar as estratégias de produção, financiamento, distribuição e alcance de público; além de promover encontros produtivos e modelar negócios audiovisuais.
Os laboratórios de desenvolvimento de projetos são espaços fundamentais para a indústria audiovisual em todo o mundo, e podem ser definidos como workshops aplicados a projetos de futuras obras audiovisuais, onde esses futuros filmes e séries tomam forma e são trabalhados profundamente em diferentes aspectos fundamentais como produção executiva, roteiro, direção e distribuição, entre outras.
Últimas notícias

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e ocultar corpo em geladeira

Audiência pública recebe sugestões de vereadores e sociedade civil para o PPA

Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

Parque no interior de SP é interditado após mortes por febre maculosa

Governador cria Prêmio Escola 10, que reconhece municípios com melhores indicadores educacionais
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
