Kobra cria mural inspirado em obras literárias como forma de incentivo à leitura no interior de SP
Pela primeira vez o artista recebeu sugestões de internautas para desenvolver a obra

O artista plástico Eduardo Kobra criou um novo mural inspirado em obras literárias como forma de incentivo à leitura em uma escola de Sorocaba (SP). São seis prateleiras com 250 livros que foram retratadas em um painel com 14 metros.
Kobra tem obras espalhadas nos cinco continentes, além de estar no livro dos recordes com o maior mural do mundo feito em uma fábrica de chocolates, na rodovia Castello Branco, com mais de cinco mil metros quadrados.
Na capital, ele fez dois painéis de Ayrton Senna. Em Amsterdã, Holanda, pintou a Anne Frank. Já em Carrara, na Itália, ele pintou o Davi, de Michelangelo.
Em entrevista à TV TEM, Kobra conta que pela primeira vez o público pôde contribuir na criação da obra. Ele pediu ajuda para internautas perguntando sobre quais livros não poderiam faltar na coleção que seria pintada.
No vídeo do convite, ele citou uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro que apontou que o Brasil perdeu quatro milhões e seiscentos mil leitores nos últimos quatro anos.

Grafite feito por Eduardo Kobra, com imagem de Anne Franck, na Holanda — Foto: Divulgação
Mais de quatro mil sugestões de livros brasileiros foram enviadas ao artista. Os principais livros sugeridos foram Iracema (1865) de José de Alencar e Sagarana (1946) de Guimarães Rosa.
"Eu fiz uns quatro ou cinco desenhos diferentes e a partir desses a gente decidiu que essa imagem seria mais compatível com a parede e que comunicava melhor a questão da necessidade da literatura", explica Kobra.
Em Sorocaba, o mural detalha um menino subindo a escada de uma prateleira de livros. Traços realistas e cores vibrantes são características do trabalho dele. A maior inspiração foi a literatura.
"A pintura no meu trabalho se tornou secundária. O principal objetivo é qual é a mensagem que está sendo colocada ali, sabe? A arte é um veículo também de comunicação e conhecimento porque muitas vezes através desse painéis a gente pode estar incentivando as novas gerações, as pessoas, a questão da educação e da leitura", conta Kobra.

Kobra cria painel inspirado em literatura, em Sorocaba — Foto: Reprodução/ TV TEM
Últimas notícias

Delmiro: Dois suspeitos da morte do jovem conhecido como “Bebê”, se entregam à polícia

Plano de Mobilidade realiza pesquisas nas rodovias estaduais em Arapiraca

Jovem de 19 anos é preso por agredir e ameaçar ex-companheira no Sertão de Alagoas

Pergunta sobre 'dente escuro' levanta dúvidas se corpo encontrado em fossa é de Ana Beatriz

STF forma maioria para tornar réus mais sete por trama golpista

Secretário de Cultura de Delmiro Gouveia desmente boatos sobre presença de Wesley Safadão em evento festivo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
