Kobra cria mural inspirado em obras literárias como forma de incentivo à leitura no interior de SP
Pela primeira vez o artista recebeu sugestões de internautas para desenvolver a obra
O artista plástico Eduardo Kobra criou um novo mural inspirado em obras literárias como forma de incentivo à leitura em uma escola de Sorocaba (SP). São seis prateleiras com 250 livros que foram retratadas em um painel com 14 metros.
Kobra tem obras espalhadas nos cinco continentes, além de estar no livro dos recordes com o maior mural do mundo feito em uma fábrica de chocolates, na rodovia Castello Branco, com mais de cinco mil metros quadrados.
Na capital, ele fez dois painéis de Ayrton Senna. Em Amsterdã, Holanda, pintou a Anne Frank. Já em Carrara, na Itália, ele pintou o Davi, de Michelangelo.
Em entrevista à TV TEM, Kobra conta que pela primeira vez o público pôde contribuir na criação da obra. Ele pediu ajuda para internautas perguntando sobre quais livros não poderiam faltar na coleção que seria pintada.
No vídeo do convite, ele citou uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro que apontou que o Brasil perdeu quatro milhões e seiscentos mil leitores nos últimos quatro anos.

Grafite feito por Eduardo Kobra, com imagem de Anne Franck, na Holanda — Foto: Divulgação
Mais de quatro mil sugestões de livros brasileiros foram enviadas ao artista. Os principais livros sugeridos foram Iracema (1865) de José de Alencar e Sagarana (1946) de Guimarães Rosa.
"Eu fiz uns quatro ou cinco desenhos diferentes e a partir desses a gente decidiu que essa imagem seria mais compatível com a parede e que comunicava melhor a questão da necessidade da literatura", explica Kobra.
Em Sorocaba, o mural detalha um menino subindo a escada de uma prateleira de livros. Traços realistas e cores vibrantes são características do trabalho dele. A maior inspiração foi a literatura.
"A pintura no meu trabalho se tornou secundária. O principal objetivo é qual é a mensagem que está sendo colocada ali, sabe? A arte é um veículo também de comunicação e conhecimento porque muitas vezes através desse painéis a gente pode estar incentivando as novas gerações, as pessoas, a questão da educação e da leitura", conta Kobra.

Kobra cria painel inspirado em literatura, em Sorocaba — Foto: Reprodução/ TV TEM
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
