Aeroporto de Arapiraca: um sonho improvável do Agreste e Sertão de Alagoas
Segundo o Governo do Estado, o projeto do aeroporto está com a Secretaria Nacional de Aviação Civil
Arapiraca é a segunda cidade mais importante de Alagoas, considerada Capital do Agreste. Sua localização privilegiada a torna uma das principais vias de passagens de quem trafega entre os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
As qualidades citadas acima somadas ao fato de Arapiraca se destacar como destino de negócios e eventos, já seriam suficientes para que a cidade contasse com um aeroporto moderno e movimentado.
Em dezembro do ano passado, o Governo de Alagoas anunciou a abertura do processo de licitação para a obra do Aeroporto Costa dos Corais, que será construído em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas e um dos destinos locais mais procurados por turistas.
O anúncio do empreendimento no Litoral Norte aguçou a esperança nos corações do povo do Agreste e Sertão de Alagoas, que tanto sonham com a construção do Aeroporto de Arapiraca, obra que beneficiaria mais de um milhão de pessoas.
O sonho, apesar de antigo, aparece no cenário atual como uma utopia, já que o assunto não parece mais ser prioridade.
Levando em consideração a demanda popular por informações acerca do Aeroporto de Arapiraca, o Portal 7 Segundos entrou em contato com a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o projeto está sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério da Infraestrutura.
Para buscar mais detalhes sobre o assunto, procuramos a assessoria de comunicação do referido ministério e fomos informados de que o projeto será discutido apenas após conclusão de estudo técnico, decisão do estado pela área e a publicação do decreto de utilidade pública do local escolhido.
Confira a nota do órgão federal na íntegra:
A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura informa que trabalha atualmente na identificação de sítios potenciais, visita em campo, definição da prioridade dos critérios e emissão do relatório com ranqueamento das áreas mais favoráveis para construção do novo Aeroporto de Arapiraca. O projeto será discutido apenas após conclusão do estudo, decisão pelo estado da área e publicação de decreto de utilidade pública do local escolhido.
Um terreno para a construção do Aeroporto de Arapiraca já havia sido escolhido em 2017 pelo Governo do Estado em concordância com a SAC. A informação tinha sido confirmada pelo então ministro dos Transportes e deputado federal Maurício Quintella. O local escolhido ficava às margens da rodovia AL-220, na comunidade Canaã, mas segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), a área precisou passar por reavaliação.