Aeroporto de Arapiraca: um sonho improvável do Agreste e Sertão de Alagoas
Segundo o Governo do Estado, o projeto do aeroporto está com a Secretaria Nacional de Aviação Civil
Arapiraca é a segunda cidade mais importante de Alagoas, considerada Capital do Agreste. Sua localização privilegiada a torna uma das principais vias de passagens de quem trafega entre os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
As qualidades citadas acima somadas ao fato de Arapiraca se destacar como destino de negócios e eventos, já seriam suficientes para que a cidade contasse com um aeroporto moderno e movimentado.
Em dezembro do ano passado, o Governo de Alagoas anunciou a abertura do processo de licitação para a obra do Aeroporto Costa dos Corais, que será construído em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas e um dos destinos locais mais procurados por turistas.
O anúncio do empreendimento no Litoral Norte aguçou a esperança nos corações do povo do Agreste e Sertão de Alagoas, que tanto sonham com a construção do Aeroporto de Arapiraca, obra que beneficiaria mais de um milhão de pessoas.
O sonho, apesar de antigo, aparece no cenário atual como uma utopia, já que o assunto não parece mais ser prioridade.
Levando em consideração a demanda popular por informações acerca do Aeroporto de Arapiraca, o Portal 7 Segundos entrou em contato com a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o projeto está sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério da Infraestrutura.
Para buscar mais detalhes sobre o assunto, procuramos a assessoria de comunicação do referido ministério e fomos informados de que o projeto será discutido apenas após conclusão de estudo técnico, decisão do estado pela área e a publicação do decreto de utilidade pública do local escolhido.
Confira a nota do órgão federal na íntegra:
A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura informa que trabalha atualmente na identificação de sítios potenciais, visita em campo, definição da prioridade dos critérios e emissão do relatório com ranqueamento das áreas mais favoráveis para construção do novo Aeroporto de Arapiraca. O projeto será discutido apenas após conclusão do estudo, decisão pelo estado da área e publicação de decreto de utilidade pública do local escolhido.
Um terreno para a construção do Aeroporto de Arapiraca já havia sido escolhido em 2017 pelo Governo do Estado em concordância com a SAC. A informação tinha sido confirmada pelo então ministro dos Transportes e deputado federal Maurício Quintella. O local escolhido ficava às margens da rodovia AL-220, na comunidade Canaã, mas segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), a área precisou passar por reavaliação.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
