[Vídeo] Lixão a céu aberto é risco à saúde pública no bairro Primavera
A situação piorou com a implantação de um ecoponto no local
Moradores do bairro Primavera sofrem com um problema antigo: lixo jogado de forma irregular em terrenos baldios. O acúmulo do material é um risco para a saúde pública. De acordo com uma das moradoras da região, o lixo já está chegando na porta das casas, próximo a Feira da Troca.
"A gente que mora por aqui já não sabe mais o que fazer. O lixão fica em frente a minha casa. É injusto abrir a porta de casa e se deparar todos os dias com essa cena deplorável", disse a moradora.
Segundo ela, a situação piorou depois que foi criado um ecoponto no local.
"Não sei pra quê a prefeitura se inventou de criar esse lugar. E agora tá até pior porque não está funcionando mais, aí os carroceiros chegam e jogam lixo e entulho por todos os lados. Há alguns dias, um carro da prefeitura veio aqui, a gente achava que era pra limpar o terreno, mas eles só juntaram o lixo", continuou.
Além do grande número de cachorros na região, que acabam espalhando o lixo ainda mais, outro problema constante na região é o aparecimento de escorpião.
"Esses dias minha filha foi picada por um escorpião dentro de casa. E eu tenho certeza que eles só tem aparecido por causa dessa imundice", desabafou a dona de casa.
Confira o vídeo feito por ela e encaminhado para a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos:
Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca, o Portal 7 Segundos foi informado de que a Superintendência de Limpeza Urbana está realizando um mutirão por toda a cidade com o objetivo de minimizar os transtornos causados pelo descarte irregular de lixo. De acordo com o órgão, no primeiro dia de ação, a prefeitura retirou mais de 300 toneladas de entulho, poda e lixo de um terreno localizado no Bosque das Arapiracas. Outra ação semelhante foi realizada no bairro Itapoã, numa região conhecida como Cabaré Velho.
Ainda de acordo com o órgão, todos os esforços estão sendo feitos para acabar com todos os pontos de descarte irregular de lixo, mas a participação das pessoas é fundamental para manter a cidade limpa.
A Prefeitura de Arapiraca é responsável pela coleta de lixo domiciliar, que é feita diariamente pela Eleva Ambiental, empresa terceirizada para o serviço. O descarte de entulho e poda é responsabilidade do produtor, seja ele o dono da obra ou a construtora contratada.
Equipes de fiscalização vão intensificar as ações para coibir esse tipo de crime ambiental