Política

Idosos a partir de 85 anos começam a ser vacinados em Arapiraca

As vacinas estão sendo aplicadas na sede do SESC Arapiraca, local escolhido pelo município para ser o 1º ponto de imunização

Por 7 Segundos 01/02/2021 16h04 - Atualizado em 01/02/2021 16h04
Idosos a partir de 85 anos começam a ser vacinados em Arapiraca
Idosos de Arapiraca começam a ser vacinados sem filas e aglomeração - Foto: Gui Ferreira

A vacinação dos idosos com idade igual ou superior a 85 anos começou a ser realizada nesta segunda-feira (1º), em Arapiraca, no Sesc Arapiraca.

Diferente de outras cidades brasileiras, a prefeitura priorizou pela ausência de filas, evitando assim aglomerações e a proliferação do coronavírus, responsável pela morte de tanta gente.

A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde é realizar a vacinação de forma gradativa e por área. Segundo a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Mônica Susy, a cada dia, a vacinação será feita para idosos se uma determinada área.

"Hoje nós iniciamos a vacinação com os idosos que são cadastrados pelas equipes de Programa de Saúde da Família do 3º Centro de Saúde, localizado no bairro Santa Edwiges. Todos os dias, os idosos de uma nova UBS serão vacinados. Isso vai evitar filas e mantê-los seguros", disse ela.

O cadastro dos idosos está sendo realizado pelas próprias UBSs, através do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Segundo o Município, 1.157 idosos já foram cadastrados para tomar a vacina, sendo 915 residentes na zona urbana e 242 na zona rural.

O número deve aumentar, visto que algumas unidades ainda seguem fazendo o cadastro, e também porque os idosos residentes em áreas descobertas ainda não foram inseridos no sistema.

Vacinação in loco

De acordo com a Prefeitura de Arapiraca, os idosos que não podem ir até o SESC para receber a primeira dose da vacina por motivos de problemas de locomoção, serão vacinados em casa, através de equipes remotas e do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

O mesmo será feito com os residentes na zona rural. Estes serão vacinados em dias específicos, a partir desta quarta-feira (3), conforme cronograma que está sendo finalizado.