Brasil

Mãe, filha e neta são vacinadas contra Covid-19 no mesmo dia: 'Realmente especial'

Moradoras de 107, 90 e 66 anos foram imunizadas em casa por uma equipe de saúde.

Por G1 Rio Preto e Araçatuba 10/02/2021 11h11 - Atualizado em 10/02/2021 11h11
Mãe, filha e neta são vacinadas contra Covid-19 no mesmo dia: 'Realmente especial'
Três gerações foram vacinadas contra Covid-19 no mesmo dia em Fernandópolis - Foto: Prefeitura de Fernandópolis/Divulgação

Mãe, filha e neta foram vacinadas contra o coronavírus no mesmo dia, o que foi motivo de comemoração para as três gerações da família. As mulheres, de 107, 90 e 66 anos, receberam a primeira dose no imunizante no bairro Terra das Paineiras, em Fernandópolis, interior de São Paulo, na terça-feira (9).

Em entrevista ao G1, Francisca Pinheiro, de 66 anos, relatou sobre a emoção que sentiu quando as equipes da área da saúde chegaram à casa da família para aplicar a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

“Foi um dia realmente especial para nós. Ficamos muito felizes. Vivemos meses complicados por causa da pandemia. Só saio de casa para ir ao mercado e resolver algumas coisas, mas tenho medo de trazer a doença para casa”, contou.

A primeira a ser imunizada foi Francisca Candida de Paula, de 107 anos, seguida pela filha Amélia Candida de Jesus, de 90. Por último, a neta também foi vacinada, já que trabalha como cuidadora de idosos.

“Eu cuido da minha mãe e avó. Minha mãe é lúcida, conversa e anda. Mas minha avó é acamada. Ela foi perdendo a visão ao longo dos anos e também não consegue caminhar mais. Fiquei contente por também poder ser vacinada. As duas viveram muitas coisas ao longo desses anos. Não merecem mais passar por momentos complicados", afirmou Francisca.

Receber a primeira dose do imunizante foi um sentimento de alívio para a família, que foi obrigada a parar de receber visitas para evitar a contaminação pela Covid-19.

"Faço tudo o que posso para cuidar das duas. É uma forma de retribuir o que fizeram por mim. Graças a Deus nenhuma de nós foi infectada pela doença até agora. Quero que continuemos assim”, ressaltou.

Vacinação

Atualmente, Fernandópolis vacina idosos acima de 90 anos contra a Covid-19. Para evitar aglomerações, todas as unidades de saúde fazem a imunização.

Segundo a prefeitura, basta levar um documento pessoal e a carteira de vacinação. Para os acamados que possuem cadastro junto à Secretaria de Saúde, a imunização é feita na própria residência.

Caso o morador acamado ainda não tenha o cadastro, basta um familiar procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

Para a próxima quarta-feira (10), a previsão é de que uma nova remessa da CoronaVac chegue à cidade e garanta a segunda dose do grupo de profissionais de Saúde.

A partir do dia 15 de fevereiro, também está previsto o início da vacinação para idosos com idades entre 85 e 89 anos.

Para agilizar o atendimento durante o período de vacinação, a pessoa a ser imunizada deve fazer um pré-cadastramento no site.