Expedição: cavaleiros saem de SP para conhecer belezas do rio São Francisco
Exploradores devem concluir jornada no próximo domingo, ao chegar na foz
Cinco meses depois de conhecer a pequena nascente que dá origem ao rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a Expedição Velho Chico está próxima de chegar ao final. Os cavaleiros Pedro Luiz Dias de Aguiar, mais conhecido como Pedroca e Sebastião de Assumpção Malheiro Neto - naturais do município de Dourado, interior de São Paulo, chegaram com seus cavalos mangalarga na última terça-feira (09), em Penedo.
No próximo domingo (14), Pedroca que é o mais antigo cavaleiro de longos percursos em atividade no Brasil comemora seus 88 anos ao chegar no encontro do rio com o mar, na foz do Rio da Unidade Nacional.
A dupla faz a expedição acompanhados por mais seis pessoas, equipe que acompanha montada e em veículos, incluindo Jorge Aguiar, que produz documentário sobre a expedição, que certamente irá incluir imagens da histórica Penedo.
Esta, no entanto, não é a primeira passagem de Pedroca pelo município histórico. O explorador esteve no município pela primeira vez em 1993, quando fazia o caminho de volta da Marcha Brasil, que percorreu o país do Sul ao Norte, cavalgada que integra as páginas Livro Mundial de Recordes, o Guinness Book.

“Está sendo muito gratificante porque estou vendo com a cidade cresceu muito, uma mudança para melhor, e o Centro Histórico continua bonito”, afirmou Pedroca Aguiar, recepcionado pela família Mota, na Fazenda Arizona.
O experiente cavaleiro fala ainda dos objetivos da Expedição Velho Chico, exploração acerca dos potenciais e dos problemas do Nilo Brasileiro. São cerca de 40 km a cavalo, por dia.
“A nossa preocupação não é com a quantidade de quilômetros, mas com as informações que a gente vai obtendo ao longo do caminho. No dia 05 de outubro nós saímos da Serra da Canastra e hoje estamos aqui, acompanhando o rio São Francisco, tanto pela margem esquerda, quanto da direita, captando as coisas bonitas e as feias também”, explica Pedroca.
Durante passagem pelo Paço Municipal, os cavaleiros foram apresentados ao Prefeito Ronaldo Lopes que conversou com os visitantes durante a pausa em sua agenda de trabalho.
Últimas notícias
Guarda Municipal de Maceió prende suspeito de cometer dois homicídios
Conclusão das obras de abastecimento em Passo de Camaragibe está prevista para junho
Governo inaugura 25ª Escola do Coração e sala do Saúde Até Você Digital em Estrela de Alagoas
DMTT realiza ação educativa com motociclistas na Avenida Rota do Mar
Educadora girauense representa Alagoas em programa de robótica avançada no Paraná
Câmara de Maceió reúne servidoras em café da manhã para celebrar Mês da Mulher
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
