Expedição: cavaleiros saem de SP para conhecer belezas do rio São Francisco
Exploradores devem concluir jornada no próximo domingo, ao chegar na foz
Cinco meses depois de conhecer a pequena nascente que dá origem ao rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a Expedição Velho Chico está próxima de chegar ao final. Os cavaleiros Pedro Luiz Dias de Aguiar, mais conhecido como Pedroca e Sebastião de Assumpção Malheiro Neto - naturais do município de Dourado, interior de São Paulo, chegaram com seus cavalos mangalarga na última terça-feira (09), em Penedo.
No próximo domingo (14), Pedroca que é o mais antigo cavaleiro de longos percursos em atividade no Brasil comemora seus 88 anos ao chegar no encontro do rio com o mar, na foz do Rio da Unidade Nacional.
A dupla faz a expedição acompanhados por mais seis pessoas, equipe que acompanha montada e em veículos, incluindo Jorge Aguiar, que produz documentário sobre a expedição, que certamente irá incluir imagens da histórica Penedo.
Esta, no entanto, não é a primeira passagem de Pedroca pelo município histórico. O explorador esteve no município pela primeira vez em 1993, quando fazia o caminho de volta da Marcha Brasil, que percorreu o país do Sul ao Norte, cavalgada que integra as páginas Livro Mundial de Recordes, o Guinness Book.

“Está sendo muito gratificante porque estou vendo com a cidade cresceu muito, uma mudança para melhor, e o Centro Histórico continua bonito”, afirmou Pedroca Aguiar, recepcionado pela família Mota, na Fazenda Arizona.
O experiente cavaleiro fala ainda dos objetivos da Expedição Velho Chico, exploração acerca dos potenciais e dos problemas do Nilo Brasileiro. São cerca de 40 km a cavalo, por dia.
“A nossa preocupação não é com a quantidade de quilômetros, mas com as informações que a gente vai obtendo ao longo do caminho. No dia 05 de outubro nós saímos da Serra da Canastra e hoje estamos aqui, acompanhando o rio São Francisco, tanto pela margem esquerda, quanto da direita, captando as coisas bonitas e as feias também”, explica Pedroca.
Durante passagem pelo Paço Municipal, os cavaleiros foram apresentados ao Prefeito Ronaldo Lopes que conversou com os visitantes durante a pausa em sua agenda de trabalho.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
