Volta às aulas nas universidades públicas será com ensino remoto, diz associação
Datas para ensino superior público ainda estão sendo definidas
As universidades públicas devem recomeçar as aulas neste ano com o ensino remoto, de acordo com associação que representa os reitores. A exceção é para os anos finais de cursos que exigem aulas práticas ou estágios, como os da área de saúde.
As datas de retorno ainda estão sendo definidas. As universidades federais têm autonomia para definir os calendários em cada instituição, mas "não existe nenhum caso que esteja programado o retorno presencial", de acordo com Gustavo Balduino, secretário executivo da Andifes, a associação que representa os reitores.
Já as universidades privadas devem recomeçar o semestre em 1º de março. Elas vão seguir uma portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada em dezembro, que estipula esta data. Entretanto, a definição sobre o método de ensino, se será remoto ou presencial, dependerá da situação local da pandemia, de acordo com a Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes).
"A portaria do MEC estabelece as condições para a volta com segurança das aulas presenciais a partir de 1º de março. As instituições de educação superior de todo o Brasil já estão se preparando para esta volta. Algumas voltarão com aulas remotas por mais um tempo devido às condições sanitárias locais que impedem a volta presencial. Outras já estão voltando com as atividades práticas, principalmente aqueles que oferecem cursos nas áreas de saúde e engenharia", afirma Celso Niskier, diretor presidente da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).
No estado de São Paulo, por exemplo, a liberação ocorre quando a região está em fase amarela. Também nestas instituições, a exceção é para os cursos de Saúde, que têm aulas práticas presenciais e aulas teóricas no remoto, segundo o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).
Últimas notícias
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Homem é detido com faca após causar confusão em discussão com o irmão em Palmeira
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
