Taxa de letalidade da Covid-19 em Arapiraca é quase metade da média de Alagoas
Arapiraca apresenta taxa de 1,35%, enquanto a média em Alagoas é de 2,2%
O trabalho de testagem da população desenvolvido pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, e pelo Governo do Estado, tem feito com que o combate ao coronavírus em Arapiraca seja destaque.
A taxa de letalidade da doença na Capital do Agreste está entre as os menores em Alagoas. De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), publicado nessa quinta-feira (18), Arapiraca apresenta uma taxa de letalidade de 1,35%. Em outras palavras, uma morte é registrada a cada 74 casos confirmados.
Para exemplificar melhor, a média de todo o Estado de Alagoas, segundo o levantamento, é de 2,3%. Em Maceió, a taxa de letalidade é ainda maior, 2,7%.
Arapiraca, conforme Boletim COVID-19 Estadual, apresenta a maior taxa de incidência do estado. E isso é, também, reflexo da ampla testagem da nossa população, além da dificuldade de mantermos o isolamento social, problemática vivenciada em todo o Estado e também no Brasil.
“Quem mais testar a sua população, possivelmente estará entre os que apresentam maiores taxas de incidência”, afirma o coordenador de Monitoramento, Análise e Informação em Saúde de Arapiraca, o enfermeiro e sanitarista Evandro Melo.
"Uma das maiores lutas da Prefeitura de Arapiraca é, também, minimizar a subnotificação de casos da Covid-19, pois assim conseguimos ter um panorama cada vez mais próximo da realidade, permitindo a adoção de medidas mais assertivas e oportunas no enfrentamento desta pandemia”, continuou o coordenador.
Arapiraca já realizou mais de 25 mil testagens em nossa população, entre Testes Rápidos, Sorologias ECLIA e Testes RT-PCR (coletas Swab). Isso significa dizer que 11% da população já foi testado, e esse é um dado expressivo. "Mas, é muito importante deixar claro que precisamos manter o uso de máscara, higienização frequente das mãos, e evitar aglomerações, pois a pandemia segue em alta em Alagoas e precisamos poupar vidas", finalizou o coordenador.
Arapiraca conta, atualmente, com uma Unidade Sentinela mantido pela prefeitura, e com um Centro de Triagem mantido pelo Governo de Alagoas. Ambos dispõem de atendimento e testes para toda a população que apresentar sintomas da doença.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
