Arapiraca terá moderno cadastro territorial e de georreferenciamento
Sistema vai mapear todo o território, com a unificação de dados gerais para fortalecer o planejamento de gestão pública
O prefeito Luciano Barbosa esteve reunido, no fim da tarde desta terça-feira (23), com todos os secretários municipais de governo, para que sejam traçadas estratégias conjuntas de implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM).
A professora de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Cadastro Territorial Multifinalitário, Liane Ramos, também participou da reunião, com o propósito de alinhar todas as diretrizes para que a gestão possa conduzir o crescimento ordenado e planejado do município.
“Esse cadastro com as informações atualizadas do nosso território dará um norte para cada um se apropriar do que já foi construído até agora e planejar os passos futuros de nossa cidade”, frisou o prefeito.
No ano de 2009, no início da segunda gestão de Luciano Barbosa como prefeito de Arapiraca, foi criado o Cadastro Técnico Multifinalitário com o apoio da empresa Engefoto e da professora Liane Ramos, para atualização dos dados de imóveis do município como ferramenta de planejamento para a tomada de decisões visando ao desenvolvimento urbano ordenado.
“Arapiraca cresceu muito nesses anos, mas é preciso acompanhar esse crescimento com informações atualizadas de cada segmento. O gestor público deve conhecer amplamente o seu território para dispor das ferramentas necessárias na atualização do plano diretor e de mobilidade urbana, com a tomada de decisões de acordo com as prioridades que a população e o governo desejam para a cidade”, observou Liane Ramos.
A professora de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) parabenizou, mais uma vez, a iniciativa do prefeito Luciano Barbosa, afirmando que o cadastro multifinalitário fornecerá dados cadastrais que retratem a realidade do município, com o propósito maior de subsidiar os diagnósticos necessários por meio de mapas, geoserviços e legislação específica para o processo de planejamento da cidade.
“Essa nova cartografia permitirá a atualização das áreas construídas e outros espaços que poderão ser aproveitados para uma gestão cada vez mais eficiente do território, com soluções tecnológicas inovadoras na busca de uma cidade melhor para todos”, completou a especialista.

Últimas notícias
[Vídeo] Mineiro é preso nos EUA suspeito de matar ex-namorada a tiros
Confira o resultado da Mega-Sena 3037 sorteada nesta terça (28/7)
Delegado e Deputado Leonam cobra punição a autor de mortandade de animais em Ouro Branco
Fabio Costa repercute sequência de casos de violência em Alagoas e reforça propostas em tramitação na Câmara
Teca Nelma vota contra novos empréstimos da Prefeitura de Maceió e critica votação em regime de urgência
Nikolas Ferreira destaca trabalho de Cabo Bebeto e afirma: 'É a voz conservadora na Assembleia Legislativa de Alagoas'
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
