PRF realiza operação integrada com o Ibama para para fiscalizar transportes de carga
Ação de fiscalização ocorreu em São Sebastião e São Miguel dos Campos

Quatro motoristas de caminhão e carretas foram flagrados em práticas irregulares durante uma ação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com o Ibama. A fiscalização ocorreu nesta terça-feira (24), nos Kms 139 e km 205 da BR 101 nos municípios de São Miguel dos Campos e São Sebastião.
O primeiro caso registrado aconteceu no km 139. Os policiais abordaram um caminhão Iveco por volta das 8h30. Após realizar a consulta das documentações do veículo e do motorista, iniciou-se a vistoria dos itens de segurança, momento em que foi constatada uma falha no sistema de pós-tratamento de gases poluentes.
Questionado sobre o ocorrido, o motorista afirmou que não sabia a função da Luz Indicadora de Mau Funcionamento (LIM) e que ela representava a existência de algum problema no sistema de controle de emissões de gases poluentes, motivo pelo qual não avisou à empresa, seguindo com a viagem.
Diante dos fatos, os policiais elaboraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente, após o homem se comprometer a comparecer em juízo quando solicitado.
Outra ocorrência de atividade poluidora do meio ambiente foi registrada por volta das 09h30 quando os agentes abordaram um caminhão Volkswagen. A LIM do sistema estava acionada e havia uma mensagem no computador de bordo alertando o motorista a parar.
O caminhoneiro informou que a luz estava acesa desde que iniciou a viagem. Desta forma, foi elaborado um TCO pela ocorrência de causar poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais ou ainda destruição significativa da flora.

Por volta das 10 horas, a equipe abordou um caminhão Ford Cargo. Após fiscalizar os documentos do veículo e do motorista, os policiais iniciaram a vistoria nos itens de segurança e de tratamento de poluentes. Neste momento, foi constatado que o reservatório de Arla 32 estava vazio, fato que estava indicado também no sistema do computador de bordo.
Ao ser questionado, o condutor alegou que não se atentou para o indicativo no painel de controle e que aquele era seu primeiro dia dirigindo o veículo. Diante dos fatos, foi lavrado um TCO por atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente.
Em outra abordagem, a equipe fiscalizou um Volkswagen, de cor branca, por volta das 12 horas. O veículo estava carregado com oito mil tijolos e após verificação da nota fiscal foi identificado que o documento era falso.
O motorista alegou que o destino real da carga não era o identificado na nota, a cidade de Xexéu/PE, mas sim um depósito de materiais de construção no bairro Benedito Bentes em Maceió/AL. Diante das informações obtidas, foi elaborado um TCO pela ocorrência de falsificar documento fiscal.
Em outro trecho da BR 101, desta vez no km 205, em São Sebastião, a equipe abordou um caminhão Scania. Após averiguação da documentação, os policiais vistoriaram o filtro de combustível, que apresentou uma cor avermelhada indicando o uso do diesel S500. Esse tipo possui 50 vezes mais enxofre que o diesel S10, poluindo o ambiente.
Questionado sobre o uso do diesel S500, o condutor afirmou que foi orientado pela empresa a abastecer com ele pois é mais barato. Porém, o homem alegou que não sabia sobre a maior emissão de gases poluidores.
Perante as informações obtidas, os agentes lavraram um TCO pelo crime de atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente, após o motorista se comprometer a comparecer em juízo quando solicitado.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
