Política

Rogério Nezinho tem indicações para facilitar vida de pessoas com deficiência aprovadas na Câmara

Vereador é autor de indicações para que estabelecimentos forneçam cadeiras de rodas e para inclusão do autismo nas filas preferenciais

Por 7Segundos com Assessoria 26/02/2021 14h02
Rogério Nezinho tem indicações para facilitar vida de pessoas com deficiência aprovadas na Câmara
Rogério Nezinho, vereador de Arapiraca pelo MDB - Foto: Cortesia

Indicações para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência em espaços públicos e privados de autoria do vereador Rogério Nezinho (MDB) serão encaminhados para a prefeitura de Arapiraca. A Câmara Municipal aprovou dois requerimentos do parlamentar, um deles estabelecendo que supermercados devem disponibilizar cadeiras de rodas, e o segundo a respeito da inclusão de autistas e seus reponsáveis em filas preferenciais.

Rogério Nezinho afirmou que a disponibilização de cadeiras de rodas em locais de fácil acesso e sinalizados, para serem utilizadas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a já é uma lei federal aprovada pelo Congresso Nacional em 2019 e que não é cumprida.

"Peço a esta Casa que também é onde se faz as leis, que se cobre dos poderes públicos o cumprimento", afirmou o vereador.

Ainda na mesma sessão, ele apresentou outra indicação, também aprovada, solicitando à secretaria municipal de Desenvolvimento Social, tornar obrigatório o símbolo do autismo, como prioridade nos estabelecimentos públicos e privados.


Rogério Nezinho argumenta que esta lei de sua autoria de 2019, também deve ser cumprida e que vai intensificar a sua cobrança enquanto não vê-la colocada efetivamente em prática.

Ele faz questão de lembrar, que o quebra cabeça é um símbolo que representa a complexidade do Transtorno de Espectro Autista - TEA. Foi usado pela primeira vez em 1963 e popularizado pela Autism Speaks, entidade norte americana.

Rogério Nezinho, diz ainda que a ideia é usar o quebra cabeça para simbolizar as dificuldades de compreensão enfrentadas pelas pessoas com autismo.