Homem com Covid-19 levado na carroceria de carro para hospital recebe alta
Durante internação, morador de Chapecó soube que filho também contraiu Covid e agora se recupera com ele em casa

Altair Gonçalves Pereira, de 41 anos, deixou o Hospital Regional do Oeste (HRO) na noite de domingo (28). Ainda se recuperando da Covid-19 que tirou seu fôlego e o colocou em um hospital lotado de pacientes na mesma condição, o morador de Chapecó relembra a noite que precisou ser transportado na carroceria de um carro ao lado de um cilindro de oxigênio e da esposa para a unidade saúde.
"Se não fosse o oxigênio, eu não estava aqui para contar essa história. A sensação é muito pesada, eu vi muita perda, muita coisa pesada lá dentro [do hospital]", conta.
O transporte improvisado na carroceria da caminhonete foi filmado por uma jovem. O cilindro de oxigênio que aparece na imagem foi comprado pela família de Altair na sexta-feira (19), três dias antes da internação. Segundo o cabelereiro, o pulmão foi ficando cada vez mais fraco e as dores pelo corpo aumentaram. A solução foi comprar o equipamento, por R$ 750.
Na segunda-feira (22), após piorar mais uma vez, ele foi até o posto de saúde e recebeu do médico a notícia de que seria internado. Ele e a esposa, Lúcia Vieira, esperaram por uma ambulância durante duas horas e, sem previsão de atendimento, decidiram ir de carro até o hospital.
Altair não conseguia respirar sem o cilindro de oxigênio e foi colocado na carroceria do automóvel, pois o equipamento não cabia dentro do veículo.
Internado durante seis dias, Altair ficou em um leito de enfermaria junto a outros pacientes no hospital referência da Covid-19 na maior cidade do Oeste catarinense. Ele não precisou ser encaminhado para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas viu pacientes que morreram e profissionais chorando, além de muito cansados.
Na noite que ele deixou o hospital, 136 pessoas da região esperavam por um leito. No estado, a fila de espera chegou a 220 pessoas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aos quais o G1 SC teve acesso.
Paciente com Covid-19 é levado na carroceria de carro para hospital em Chapecó; VÍDEO
'Ninguém queira passar o que passamos', diz mulher de paciente com Covid-19 levado a hospital em caçamba de caminhonete em SC
Preocupação com o filho
Pai de três filhos, ele conta que o momento de mais medo foi quando descobriu que o filho de 16 anos também estava com Covid-19. Como mora no interior da cidade, onde o sinal de celular é difícil, as notícias entre a família demoravam a ser atualizadas. Vendo pacientes de diferentes idades e sem doenças pré-existentes chegando no hospital, a preocupação cresceu.
"Dá todo o tipo de sentimento lá dentro. Eu fiquei dois dias tentando ligar, o médico, as enfermeiras e não conseguia [falar com o filho]. Na minha ideia, para mim, meu filho estava muito doente".
Em casa, ele agora se recupera junto do filho, que não precisou ser internado. Durante o tempo em que ficou internado, Altair conversou com psicólogos, médicos, conheceu a história de pacientes e funcionários que estavam longe da família. Ele também aprendeu exercícios para melhorar a capacidade do pulmão e, agora, divide o que aprendeu com o filho.
"Eu sempre tive uma vontade extrema de viver, quem vive comigo sabe disso. O valor para a vida a gente sempre teve. Dessa doença, a gente sai com um trauma. Eu ainda não consigo falar 15% do que eu vi lá dentro, mas a gente vai se recuperando", afirma.
Em Chapecó, 24,6 mil pessoas foram diagnosticadas e 270 delas morreram por causa da Covid, desde o início da pandemia. Em todo estado foram 670 mil diagnosticados e 7,3 mil mortes.
Com mais de 220 pacientes esperando por UTI, SC tem recorde de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19
Pelo menos 4 bebês morreram em fevereiro por Covid-19 em SC
SC soma 7,3 mil mortes por Covid-19 e tem recorde de internados em UTI
Últimas notícias

Homem morde orelha da ex-companheira após discussão sobre pensão em Maceió

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
