Doria anuncia fase vermelha de restrições a partir de sábado em SP
A classificação é a mais restritiva do plano de flexibilização da quarentena
O governador João Doria (PSDB-SP) anunciou nesta quarta-feira, 3 nova reclassificação do Plano São Paulo, válida a partir da 0h de sábado (6), na qual todas regiões do Estado entrarão na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. A medida visa conter o avanço da covid-19 no Estado. A pandemia tem se agravado nas últimas semanas com a deterioração dos índices epidemiológicos, em especial, de internações.
A classificação é a mais restritiva do plano de flexibilização da quarentena, pois veta a abertura de restaurantes, academias e outros estabelecimentos considerados não essenciais. Como adiantou o Estadão, as escolas seguirão abertas.
Segundo o governador, o Estado deve enfrentar nos próximos dias as duas piores semanas da pandemia da covid-19 no País desde que foi registrado o primeiro caso. Doria, pouco antes de anunciar as medidas, voltou a criticar o governo federal. "Esta é a triste realidade de um País que é comandado por um negacionista, de um País que não tem Ministério da Saúde, de um País que não tem coordenação para um programa de saúde pública na pior crise sanitária, na pior crise de saúde dos últimos 100 anos", afirmou.
'Tragédia'
Em seu discurso, o governador paulista ressaltou ainda que, caso medidas não sejam tomadas, a tragédia pode ser "muito pior". "Não podemos imaginar que isso faz parte da normalidade, isso não é normal, isso não é usual, isso não é gripezinha, não é resfriadozinho, isto é um tragédia, e uma tragédia que pode ser ainda pior se não tomarmos medidas. Não podemos banalizar a morte" afirmou.
Ainda segundo o governador, São Paulo, e o Brasil, estão à beira de um colapso na Saúde, o que exige medidas urgentes e coletivas. Do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista Doria reforçou que não aufere ganhos pessoais ou eleitorais das medidas, reafirmou que doa integralmente o salário e mencionou a compra da mansão em Brasília por 5,7 milhões do filho do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
Plano São Paulo
Pelas medidas anunciadas do Plano São Paulo, o consumo local em restaurantes e o funcionamento de academias e outros estabelecimentos considerados não essenciais não poderão funcionar durante este período. As escolas, entretanto, seguirão abertas, conforme anunciou.
Ao todo, 11 regiões sofrem a regressão de fase enquanto 6 já se encontravam na fase vermelha desde a última classificação na sexta-feira passada (26).
Últimas notícias
Operação Fronteira prende suspeito e apreende armas e drogas em Rio Largo
Operação policial desmonta esquema financeiro milionário que mantinha 'Vitinho' foragido
Limoeiro de Anadia amplia diálogo em defesa das mulheres com visita de secretária de Estado
Traficante leva susto ao ser flagrado pela polícia vendendo drogas
Crianças viralizam ao comemorar aniversário de cadela 'funcionária'
Alagoana suspeita de integrar grupo do golpe do falso cadastro habitacional é presa em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
