Formandos da Uneal aguardam colação de grau há mais de um ano
A instituição informou que, no início da pandemia, não realizou colações de grau devido a obrigatoriedade do Enade
Formar-se em um curso de ensino superior é um dos maiores sonhos dos brasileiros. A pandemia de coronavírus acabou atrasando a colação de grau de alguns estudantes de Arapiraca e há quem esteja esperando há mais de um ano para erguer o diploma.
É o caso de uma estudante de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que concluiu todas as suas disciplinas em dezembro de 2019 e até o momento não conseguiu colar grau.
"Entreguei toda a documentação em 21 de dezembro para poder começar 2020 sem pendências, mas até agora sigo aguardando a colação de grau", relatou.
Segundo ela, a instituição informa que quem optar pela colação de grau online não terá direito a cerimônia junto a turma, mesmo que tenha pago e tudo mais. Porém, mesmo quem optou por colar grau online não está conseguindo marcar a data.
"A Uneal alega que só iria fazer colação em casos de aprovação em concurso público ou mestrado", continuou a estudante.
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Uneal e foi informado de que a instituição tem atendido às normas sanitárias devido a pandemia.
Confira a nota da Uneal na íntegra:
O reitor Odilon Máximo explicou que, em um primeiro momento, a instituição, assim como todas as demais do Brasil, não tinham como realizar colação de grau em virtude da exigência do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A partir do momento que o MEC suspendeu a obrigatoriedade do Enade, a Uneal voltou a fazer colações de grau. No entanto, ele ressaltou que é necessário seguir o trâmite para a cerimônia.
Várias colações de grau, inclusive emergenciais - como no caso de formando que precisa do diploma para concurso, estão sendo realizadas.
Mesmo com as limitações impostas pelo home office, os trabalhos permanecem sendo realizados pelos setores responsáveis.