Para agilizar atendimento, pacientes do Hospital Regional serão encaminhados às UBSs
Pacientes menos graves serão atendidos pela equipe do Saúde na Hora
Uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Hospital Regional vai desafogar o fluxo de atendimento e internações na maior unidade hospitalar de atendimento clínico do município.
Pacientes clínicos que não tem gravidade no quadro de saúde e que procuram o Hospital Regional estão sendo encaminhados às Unidades de Saúde do Município que possuem o Programa Saúde na Hora.
De acordo com a Superintendente de Atenção à Saúde da Prefeitura de Arapiraca, Josineide Soares, os hospitais e instituições de saúde utilizam um procedimento de acolhimento que classifica os pacientes por cores: vermelho (emergência), amarelo (urgência), verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
Segundo Josineide, os pacientes que receberem a classificação verde e azul são encaminhados às Unidades de Saúde . Essa classificação permite mais agilidade no atendimento dos usuários e também desafoga o Hospital Regional.
"Após a classificação de risco, o próprio hospital entra em contato com as apoiadoras da Secretaria Municipal de Saúde, que fazem a intermediação do atendimento pela equipe do Saúde na Hora. O paciente já vai sair do hospital sabendo qual unidade básica procurar”, informou a superintendente de Atenção à Saúde.
Programa Saúde na Hora
Em novembro de 2020 a Prefeitura de Arapiraca implantou o programa Saúde na Hora e estendeu o horário de funcionamento em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passaram a atender à população em horário especial, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira.
O objetivo do Saúde na Hora é ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, coleta de citologia, administração de vacinas, pré-natal, entre outros.
O atendimento diferenciado, que tem beneficiado, principalmente os trabalhadores, que contam com horário extra para cuidar da saúde, está acontecendo nas unidades localizadas nos bairros Canafístula, Primavera, Planalto, Bom Sucesso, e Cacimbas, e 4º Centro de Saúde, localizado no bairro Itapoã.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
