Para agilizar atendimento, pacientes do Hospital Regional serão encaminhados às UBSs
Pacientes menos graves serão atendidos pela equipe do Saúde na Hora

Uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Hospital Regional vai desafogar o fluxo de atendimento e internações na maior unidade hospitalar de atendimento clínico do município.
Pacientes clínicos que não tem gravidade no quadro de saúde e que procuram o Hospital Regional estão sendo encaminhados às Unidades de Saúde do Município que possuem o Programa Saúde na Hora.
De acordo com a Superintendente de Atenção à Saúde da Prefeitura de Arapiraca, Josineide Soares, os hospitais e instituições de saúde utilizam um procedimento de acolhimento que classifica os pacientes por cores: vermelho (emergência), amarelo (urgência), verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
Segundo Josineide, os pacientes que receberem a classificação verde e azul são encaminhados às Unidades de Saúde . Essa classificação permite mais agilidade no atendimento dos usuários e também desafoga o Hospital Regional.
"Após a classificação de risco, o próprio hospital entra em contato com as apoiadoras da Secretaria Municipal de Saúde, que fazem a intermediação do atendimento pela equipe do Saúde na Hora. O paciente já vai sair do hospital sabendo qual unidade básica procurar”, informou a superintendente de Atenção à Saúde.
Programa Saúde na Hora
Em novembro de 2020 a Prefeitura de Arapiraca implantou o programa Saúde na Hora e estendeu o horário de funcionamento em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passaram a atender à população em horário especial, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira.
O objetivo do Saúde na Hora é ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, coleta de citologia, administração de vacinas, pré-natal, entre outros.
O atendimento diferenciado, que tem beneficiado, principalmente os trabalhadores, que contam com horário extra para cuidar da saúde, está acontecendo nas unidades localizadas nos bairros Canafístula, Primavera, Planalto, Bom Sucesso, e Cacimbas, e 4º Centro de Saúde, localizado no bairro Itapoã.
Últimas notícias

Festival de Inverno de Palmeira dos Índios aquece comércio antes mesmo de começar

Secult anuncia Marta Arruda como nova Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas 2025

“Erotização infantil já é proibida em Maceió desde 2023”, ressalta Leonardo Dias

Azul vai deixar de atender 13 cidades no Brasil e cortará 53 rotas

Gilberto Gonçalves prestigia entrega da Comenda Tavares Bastos a Arthur Lira

Aos 8 anos, aluno da rede municipal de Maceió retorna às aulas após vencer câncer
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
