Para agilizar atendimento, pacientes do Hospital Regional serão encaminhados às UBSs
Pacientes menos graves serão atendidos pela equipe do Saúde na Hora

Uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Hospital Regional vai desafogar o fluxo de atendimento e internações na maior unidade hospitalar de atendimento clínico do município.
Pacientes clínicos que não tem gravidade no quadro de saúde e que procuram o Hospital Regional estão sendo encaminhados às Unidades de Saúde do Município que possuem o Programa Saúde na Hora.
De acordo com a Superintendente de Atenção à Saúde da Prefeitura de Arapiraca, Josineide Soares, os hospitais e instituições de saúde utilizam um procedimento de acolhimento que classifica os pacientes por cores: vermelho (emergência), amarelo (urgência), verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
Segundo Josineide, os pacientes que receberem a classificação verde e azul são encaminhados às Unidades de Saúde . Essa classificação permite mais agilidade no atendimento dos usuários e também desafoga o Hospital Regional.
"Após a classificação de risco, o próprio hospital entra em contato com as apoiadoras da Secretaria Municipal de Saúde, que fazem a intermediação do atendimento pela equipe do Saúde na Hora. O paciente já vai sair do hospital sabendo qual unidade básica procurar”, informou a superintendente de Atenção à Saúde.
Programa Saúde na Hora
Em novembro de 2020 a Prefeitura de Arapiraca implantou o programa Saúde na Hora e estendeu o horário de funcionamento em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passaram a atender à população em horário especial, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira.
O objetivo do Saúde na Hora é ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, coleta de citologia, administração de vacinas, pré-natal, entre outros.
O atendimento diferenciado, que tem beneficiado, principalmente os trabalhadores, que contam com horário extra para cuidar da saúde, está acontecendo nas unidades localizadas nos bairros Canafístula, Primavera, Planalto, Bom Sucesso, e Cacimbas, e 4º Centro de Saúde, localizado no bairro Itapoã.
Últimas notícias

Vice-prefeito prestigia posse de novos servidores públicos da Câmara Municipal de Maceió

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (24)

Sindicato de irmão do presidente Lula é alvo de operação da PF por fraudes no INSS

Maragogi dá início às comemorações pelos 150 anos com inaugurações na zona rural

Criança de 11 anos é socorrida após ser atropelada em Santana do Ipanema

Leonardo Dias ressalta legado de Papa Francisco "inspiração para as autoridades eleitas"
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
