Covid -19

Pesquisadores encontram nova variante da covid no Brasil

Chamada de N.9, ela já foi encontrada em 11 estados e está concentrada no Nordeste brasileiro

Por Catraca Livre 15/03/2021 21h09
Pesquisadores encontram nova variante da covid no Brasil
Pesquisadores encontram nova variante da covid no Brasil - Foto: Reprodução/Web

Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) descobriram uma potencial variante novo coronavírus em circulação no Brasil.

Chamada de N.9, ela já foi encontrada em 11 estados e está concentrada no Nordeste brasileiro.

De acordo com o estudo publicado no periódico Virological, a nova cepa possui a mutação E484K–proteína Spike identificada nas variantes P.1 (encontrada no Brasil) e B.1.351 (descoberta na África do Sul).As informações são da Folha.

A nova variante foi identificada em São Paulo em novembro do ano passado. Os pesquisadores estimam que a cepa tenha se originado em agosto em São Paulo, Bahia ou Maranhão.

A nova variante do novo coronavírus já foi encontrada em pacientes no Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina.

A nova cepa preocupa os cientistas porque ela tem potencial maior de contaminação. No entanto, ela ainda é de baixa prevalência, porque foi encontrada em 3% das amostras analisadas, isto é, 35 genomas.

Em alerta emitido recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que “as mutações encontradas na variante P.1 podem reduzir a neutralização por anticorpos; no entanto, estudos adicionais são necessários para avaliar se há mudanças na transmissão, severidade ou ação de anticorpos neutralizantes como resultado dessa nova variante”.