Covid -19

Arapiraca suspende testagem de pessoas com suspeita de Covid-19 por tempo indeterminado

Apenas pacientes com indicação hospitalar serão testados até chegada de nova remessa de testes

Por 7Segundos 24/03/2021 11h11
Arapiraca suspende testagem de pessoas com suspeita de Covid-19 por tempo indeterminado
Unidade Sentinela é porta de entrada para atendimento a pacientes com Covid-19 em Arapiraca - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

A prefeitura de Arapiraca suspendeu, a partir desta quarta-feira (24), a aplicação de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 nas unidades de saúde municipais. Os profissionais que trabalham nas UBS, Unidade Sentinela e 5 Centro foram informados da decisão por meio de nota informativa, devido ao baixo estoque disponível no município.

Com isso, as pessoas que procurarem atendimento nas unidades de saúde do município com suspeita de terem sido infectadas pelo coronavírus a princípio não serão testadas. Elas serão avaliadas pelo médico, que poderá fazer diagnóstico clínico, atestando que o paciente está com Covid-19 ou não, com base nos sintomas apresentados e histórico do paciente.

“O diagnóstico pode ser feito por investigação clínico-epidemiológica, anamnese e exame físico adequado do paciente, caso este apresente sinais e sintomas característicos da Covid-19. Deve-se considerado o histórico de contato próximo ou domiciliar nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais e sintomas com pessoas já confirmadas para Covid-19. Também se deve suspeitar de casos clínicos típicos sem vínculo epidemiológico claramente identificável. Essas informações devem ser registradas no prontuário do paciente para investigação epidemiológica”, recomenda a nota informativa, que é assinada pela superintendente de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal da Silva Varjão e pela diretora de Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Alves Lima.

As unidades remanescentes de testes deverão ser utilizadas apenas nos pacientes com sintomas graves, que precisam de cuidados hospitalares. “A quantidade de testes ainda existentes serão destinadas aos pacientes atendidos na Unidade Sentinela que tenham indicação de internação hospitalar, uma ve que para a regulação do paciente se faz necessário a realização de RT-PCR [teste sorológico] ou TR [Teste Rápido] de acordo com o dia de início dos sintomas”, ordena a nota.

A suspensão da testagem é por tempo indeterminado, até que o município receba novo lote de testes, que ainda estão em fase de licitação. A assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca emitiu uma nota, reproduzida, na íntegra, ao final da matéria

Central de Triagem Iza Castro


A falta de testes rápidos para o diagnóstico de Covid-19 nas unidades de saúde do município deve sobrecarregar o atendimento na Central de Triagem Iza Castro, que é mantida pelo governo estadual e que dispõe de testes disponíveis, além de afetar também a precisão das estatísticas dos boletins epidemiológicos do município.

Além da Central de Triagem, pacientes com suspeita de Covid-19 tem como opção fazer o teste na rede particular de laboratórios.

Mesmo sem testes disponíveis, a recomendação para que a pessoa com suspeita de Covid-19 busque atendimento médico a partir do surgimento dos sintomas continua, assim como a adoção de cuidados de distanciamento social e de higiene para evitar a transmissão do vírus.

Nota da prefeitura de Arapiraca sobre a suspensão da testagem de pacientes:

Arapiraca registrou um aumento significativo de atendimentos, tanto na Unidade Sentinela quanto no Centro de Triagem do 5º Centro de Saúde. Consequência disso foi o aumento no número de testes feitos.

A regulação de leitos nos hospitais de Alagoas exige a confirmação, via teste ou exame clínico, de infecção por coronavírus. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde achou por bem reduzir a disponibilidade de testes para os casos suspeitos de Síndrome Gripal que não apresentam sintomas mais graves.

Os testes existentes serão destinados aos pacientes atendidos na Unidade Sentinela que tenham indicação de internação hospitalar, devido a exigência por parte da regulação estadual.

A Prefeitura de Arapiraca já está com trâmite em andamento para compra emergencial de novos testes, mas ratifica que o atendimento aos pacientes continuam sendo feitos normalmente.