Empresa é autuada em R$ 34 mil por transporte irregular de resíduos
O autuado não possuía licença ambiental para destinação final de resíduos sólidos
O Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors) implementado em Alagoas é ferramenta obrigatória para todos os geradores, transportes e destinatários do processo do descarte de lixo. Nesta terça-feira (23) a empresa Almeida Construções foi autuada em R$ 34 mil no município de Maceió por fazer o transporte e destinação final sem conformidade com o novo procedimento.
A ação decorreu do endurecimento das operações da Gerência de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas a partir do período de obrigatoriedade do Sgors/AL, no dia 26 de fevereiro.
A empresa foi inicialmente autuada por transportar resíduos sólidos sem apresentar Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) do sistema alagoano. Logo foi constatado pelos fiscais do Instituto que a destinação também estava ocorrendo de forma irregular, numa área da mesma empresa, no bairro de Cruz das Almas.
O autuado não possuía licença ambiental para destinação final de resíduos sólidos e o empreendimento já estava embargado há dois meses por formar um lixão de entulhos de construção civil nos fundos do empreendimento, em Guaxuma, bairro litorâneo de Maceió.
Sgors/AL tem alta adesão em ampliação de setores obrigatórios
O Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos foi implementado em Alagoas em 2019, com exigência inicial para serviços de saúde. A partir de 26 de fevereiro de 2021 passou a ser necessário para qualquer gerador, transportador e destinatário do processo do descarte de lixo.
Ao ter controle e rastreio preciso dos rejeitos, desde a produção até a destinação final, Alagoas fortalece seu empenho em cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Estado foi o primeiro das regiões Norte e Nordeste a eliminar lixões e adotar o Sgors.
O processo de ampliação apresentou grande adoção. Em cerca de um mês de obrigatoriedade, o Sgors/AL já ultrapassa os números de 3 mil empresas cadastradas e 13 mil Manifestos de Transporte de Resíduos (MTR) emitidos.
O cadastro no Sistema é aberto e digital. Deve ser feito através de: https://sgors.ima.al.gov.br/. Para eventuais dúvidas, o Instituto disponibiliza contato através do WhatsApp (82) 98833-9407, opção 11 e dispõe do Manual Sgors em PDF.
Últimas notícias
Autoridades confirmam cepa andina de hantavírus transmissível entre humanos em passageiros de cruzeiro
Governo prepara Desenrola para trabalhadores informais e adimplentes
Operação contra preços abusivos em combustíveis chega a São Miguel dos Campos
Saiba quem era mulher atropelada por caminhão em Arapiraca
Arsal prorroga consulta pública sobre indenização de investimentos no saneamento
Obra emergencial de drenagem interdita via no Conjunto Murilópolis, na Serraria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
