Programa Cria: governador pede a prefeitos terrenos para construção de creches
Na primeira etapa, 80 creches serão construídas

Durante solenidade do programa Minha Casa Melhor, na manhã desta sexta-feira (09), o governador Renan Filho (MDB), afirmou que já solicitou aos prefeitos a disponibilização de terrenos para a construção das creches que fazem parte do programa Criança Alagoana (Cria). Oitenta unidades serão construídas nesta primeira etapa.
“Nunca o governo de Alagoas construiu uma única creche e nós vamos fazer duzentas. Nessa primeira leva, serão 80, por isso mandei mensagem do meu telefone para os prefeitos. Aqueles que me mandarem os terrenos logo entram nesta leva”, declarou.
Renan Filho afirmou que o investimento do Estado no projeto de construção de creches, estimado em R$ 600 milhões, retornará com o pagamento dos salários dos professores, por meio do Fundeb do governo federal. “A gente está fazendo um investimento inicial em torno de R$ 600 milhões, mas vai receber esse valor por ano, para pagar o salário dos professores. Ou seja, além de oferecer acesso das crianças à creche, vai trazer recursos para Alagoas”, ressaltou.
De acordo com o governador, quando todas as creches estiverem construídas, 40 mil crianças serão beneficiadas e aproximadamente oito mil novos empregos serão gerados diretamente. E, apesar de o governo federal mandar recursos para a manutenção das creches apenas após o primeiro ano de funcionamento, o governador afirmou que pretende manter o custeio durante o período.
“Por cada criança na creche, o governo paga quatro mil e quinhentos reais por ano, para que a prefeitura ofereça aquela vaga. Isso, vezes o total de crianças matriculadas vai dar aos municípios um bom dinheiro para manter essas creches. Esse dinheiro só vem a partir do segundo ano, então o Estado vai manter as creches no primeiro ano também, para ajudar as prefeituras”, ressaltou.
Últimas notícias

Festival de Natação aberto ao público premia atletas mirins no Colégio Santa Esmeralda

Homem é esfaqueado e colocado em ponto de ônibus para esperar socorro na Mangabeiras

Homem em situação de rua tenta atirar paralelepípedo em corredora na orla de Maceió

Barack Obama comenta pela 1ª vez rumores sobre divórcio

Influencer é preso por invadir ilha do povo 'mais isolado do mundo'

Atenção aos sinais: médico alerta para dores que não devem ser ignoradas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
