Governador Renan Filho garante construção de UPA e Hospital Metropolitano em Arapiraca
Com unidades, Estado deve ampliar serviços hospitalares no município
Durante entrevista coletiva para explicar o novo decreto da pandemia, o governador Renan Filho (MDB) garantiu a construção de duas unidades hospitalares em Arapiraca: a Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Metropolitano do Agreste. Com esses dois novos equipamentos, está prevista a ampliação dos serviços hospitalares oferecidos no município.
“O Hospital Metropolitano do Agreste será igual ao Hospital Metropolitano que temos em Maceió e vai atender toda a segunda macrorregião em serviços de saúde de média e alta complexidade, com cirurgias e exames. Será muito importante porque vai evitar que os moradores do Agreste se desloquem para Maceió em algumas situações que ainda não são atendidas no interior, como neurocirurgias e cirurgias vasculares”, declarou.
Antes disso, Arapiraca poderá contar com uma UPA do Estado, que está sendo construída ao lado da sede da Pestalozzi. Quando a ordem de serviço foi assinada, no final de fevereiro, a previsão era de em quatro meses a estrutura estaria pronta para atender a população. A obra vai receber R$ 6,2 milhões em investimento do Estado, irá contar com equipamento para tomografia e capacidade para atender 350 pacientes, incluindo emergências.
A UPA de tipo III funcionará 24 horas por dia, os sete dias da semana, e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, além de contar com leitos de observação e de urgência.
Para assegurar assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade, a UPA de Arapiraca vai dispor de sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado. Com isso, poderão ser assistidos usuários com crises e hipertensão, que sofreram derrame e infarto agudo do miocárdio.
Últimas notícias
Marinha resgata 8 pessoas no mar de Cabo Frio após pouso forçado
PM apreende arsenal e líderes de organização criminosa são neutralizados em Rio Largo
Caminhão sem freios atinge motocicleta e causa morte de mulher no Sertão de Alagoas
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
