Covid -19

Devido atraso na entrega, Arapiraca suspende vacinação para segunda dose

Conforme prefeitura, desabastecimento é provocado por atraso da remessa

Por 7Segundos com Prefeitura de Arapiraca 21/04/2021 19h07
Devido atraso na entrega, Arapiraca suspende vacinação para segunda dose
Município tem vacina suficiente para primeira dose de pacientes renais e pessoas com Down - Foto: Prefeitura de Arapiraca

A Secretaria de Saúde de Arapiraca suspendeu temporariamente, a partir desta quarta-feira (21), a vacinação para aqueles que já tomaram a primeira dose. Conforme a prefeitura, o município foi atingido pelo atraso na entrega das vacinas no Brasil.

“Estamos aguardando o reestabelecimento das vacinas pelo Governo do Estado para Arapiraca, pois na 12ª remessa vieram apenas doses para atendimento de pessoas com comorbidades, que estamos executando”, comentou a coordenadora municipal de Doenças Imunopreveníveis, a enfermeira Mônica Suzy.

A enfermeira informou que, apesar do atraso no envio da remessa, o município seguiu a programação com a imunização da segunda dose até o sábado, 17. “Todos os que nos procuraram foram vacinados com a D2, graças a um chamamento que realizamos”, disse Monica.

Ainda segundo a enfermeira, há duas semanas o Estado não envia novas doses para Arapiraca. “O que interrompe o excelente trabalho realizado em nosso município”, contou.

“Sobre o atraso da segunda dose informamos a todos que o prazo sugerido pelo Instituto Butantã é de 28 dias, porém aqui em Alagoas se regulou para 21 dias. Esse curto período é pelo fato de ser uma vacina emergencial, sendo um prazo de segurança.

Mas nós profissionais acreditamos que os imunizantes tem prazos maiores, pois na ciência quase não há casos de prazos inferiores”, declarou.

A especialista afirmou acreditar que o prazo também seja revisto pelo próprio Butantã, devido a resposta imunológica.

“Estamos aguardando que tudo isso seja resolvido o mais breve. Seguramente nos próximos dias para que retomemos nossa dinâmica de ofertas de vacinas para segundas doses.Lembrando que já imunizamos milhares de arapiraquenses e estamos atendendo as pessoas com comorbidades e com síndrome de Down, de acordo com o preconizado”, finalizou.