Saúde

Pelo menos 2.500 pessoas já receberam a segunda dose da CoronaVac em Arapiraca

Mais de 2500 pessoas dos grupos prioritários receberam a segunda dose das vacina Coronavac contra a Covid-19 nas últimas 48 horas

Por 7Segundos, com Prefeitura de Arapiraca 25/04/2021 16h04
Pelo menos 2.500 pessoas já receberam a segunda dose da CoronaVac em Arapiraca
Pelo menos 2.500 já receberam a sua segunda dose - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Na última quinta-feira (22), a Prefeitura de Arapiraca, recebeu do Governo do Estado uma remessa reduzida de vacinas Coronavac e retomou a aplicação da segunda dose nos três pontos de vacinação.

Na sexta (23), 976 pessoas imunizadas. Já no sábado (24), 1597 pessoas foram vacinadas. Destas, 2500 foram a D2.

A coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, enfermeira Mônica Suzy, explicou que as vacinas enviadas foram destinadas exclusivamente para quem estava com a segunda dose atrasada, mas não foram suficientes para suprir a demanda.

“Das 4.740 doses que estavam previstas, recebemos apenas 2.500. Retomamos a aplicação na sexta e usamos todos os imunizantes, respeitando os prazos estabelecidos pelos fabricantes e a ordem de vacinação. Como já era previsto, as doses não foram suficientes e estamos no aguardo do envio de mais vacinas. Já notificamos ao Ministério da Saúde, Sesau, Consems e Ministerio Público”, frisou Monica Suzy.

Segundo orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em razão da redução na quantidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, foi decidido com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Consems) que o prazo para aplicação da segunda dose da Coronavac será estendido, passando de 21 para 28 dias.

Cronograma de vacinação


Nesta segunda-feira (26), ocorre a vacinação da primeira dose Astrazeneca para idosos acima de 60 anos; segunda dose da Astrazeneca para idosos acima de 85 anos e segunda dose da Coronavac apenas para trabalhadores da saúde, que foram reservadas para profissionais da linha de frente.

Validade dos imunizantes

Todas as vacinas aplicadas em Arapiraca estão dentro dos padrões técnicos e de validade.

As doses com prazo de validade curto são monitoradas e aplicadas dentro da validade. A orientação que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu da Sesau foi para adiantar as doses com validade perto de vencer e aplicar dentro do prazo.

A campanha de vacinação vem sendo desenvolvida na cidade com todo o cuidado para evitar os mais diferentes problemas.