Presídio do Agreste contará com oficina de saneantes para os reeducandos
A solenidade de inauguração será realizada nesta terça (27) e contará com a presença do secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas
A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) inaugura, nesta terça-feira (27), a primeira oficina de saneantes do Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano. Ao todo, cinco reeducandos vão trabalhar na produção de saneantes.
A solenidade contará com a presença do secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, e do secretário de Justiça de Rondônia, Marcus Rito, que já está em Alagoas, onde vai conhecer o projeto da Seris.
A expectativa é que sejam produzidos dois mil litros de detergente, desinfetante e sabonete líquido – todo o material, inclusive, será revertido para a higienização da própria unidade, de modo que os reeducandos, além da oportunidade de remir a pena por meio do trabalho, vão contribuir significativamente no combate à pandemia da Covid-19.
Por meio desta oficina, o óleo que teria o lixo como destino é transformado em produtos de limpeza. Além da economia gerada aos cofres públicos, a oficina também favorece a redução do impacto ambiental, já que um litro de óleo é capaz de inutilizar até um milhão de litros de água potável. Isso porque, quando jogado no solo, o óleo contamina o lençol freático. Já se descartado no sistema coletar de esgoto, o material pode contribuir para o entupimento, diminuindo a vida útil dos encanamentos de uma residência, por exemplo.