Vacinação contra Influenza começa nesta quarta-feira (5) nas UBSs de Arapiraca
Enfermeiros e gerentes dos postos de saúde participaram de uma reunião nesta segunda-feira
Não é porque o mundo só fala em coronavírus, que outras doenças precisam ser negligenciadas. Muito pelo contrário. Em Arapiraca, a partir desta quarta-feira, 5 de maio, será dado início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Este ano, a campanha será dividida em três etapas e, diferente da vacinação contra a Covid-19, a vacinação contra a Influenza é realizada exclusivamente na Unidades Básicas de Saúde de referência do usuário.
Enfermeiros e gerentes das Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca participaram, na tarde desta segunda-feira (3), de uma reunião remota que a coordenação repassasse todas as informações pertinentes.
A primeira etapa vai de 5 a 26 de maio e é direcionada para gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
A segunda etapa de vacinação contra a Influenza vai de 27 de maio a 17 de junho, e é destinada a idosos com 60 anos ou mais e professores.
A terceira e última etapa de vacinação contra a Influenza vai de 18 de junho a 9 de julho, e é destinada para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Para se vacinar, é obrigatório levar a caderneta de vacinação e um documento oficial com foto.
Influenza e Covid-19
Atenção! É muito importante deixar claro que as vacinas para para a Influenza e para a Covid-19 não podem ser tomadas em paralelo. De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o prazo de 14 dias entre as vacinas precisam ser respeitados.
"Se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, o ideal é esperar a regularização do quadro clínico. Em casos de Covid-19, é necessário aguardar um prazo mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos", alertou a coordenadora.
É muito importante que a população que tomou a vacina contra a Covid-19 leve seu cartão de vacinação ao procurar a dose para a Influenza, para que o técnico responsável pela Sala de Vacina analise a data correta de intervalo.