Alagoas

Deputado estadual solicita que delegacias da mulher funcionem 24hrs por dia em Alagoas

Para isso Breno Albuquerque fez uma outra indicação, na qual sugere que haja um reforço no número de delegadas, agentes e escrivãs

Por Assessoria 04/05/2021 15h03
Deputado estadual solicita que delegacias da mulher funcionem 24hrs por dia em Alagoas
Breno sugeriu, ainda, que haja um reforço no número de delegadas, agentes e escrivãs - Foto: Assessoria

O deputado estadual Breno Albuquerque (PRTB) protocolou uma indicação na qual solicita ao governador Renan Filho que as delegacias da mulher de Alagoas funcionem 24hrs por dia, incluindo fins de semana e feriados. Hoje a realidade é bem diferente, as delegacias só funcionam em dias úteis, das 8h às 18h.

O horário não atende grande parte das vítimas, que geralmente são agredidas nos fins de semana, feriados e durante a madrugada, exatamente quando as unidades estão fechadas.

“O tempo entre a agressão e o atendimento humanizado pode fazer com que as vítimas desistam de denunciar o agressor”, explicou Breno.

Para que isso seja possível, o deputado fez uma outra indicação para que haja um reforço no número de delegadas, agentes e escrivãs, visto que o número de funcionários atualmente é insuficiente para que as delegacias funcionem em tempo integral.

“Até porque a equipe disponível em cada unidade não vai suportar a demanda em relação aos crimes praticados em desfavor das mulheres, o que pode ocasionar a falta de celeridade dos boletins de ocorrências para que possam ser concedidas as necessárias medidas protetivas, ficando então sem sentido a denúncia” defendeu o deputado.

As indicações já foram a plenário, onde foram aprovadas em primeira discussão. Os trâmites burocráticos continuam na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Além de encaminhar ao governador, o deputado reforçou as indicações com os secretários de Segurança Pública, da Mulher e dos Direitos Humanos e da Prevenção à Violência, além do delegado geral da Polícia Civil.

Patrulha Maria da Penha


Vale ressaltar que a Patrulha Maria da Penha foi implantada em Arapiraca no mês de setembro do ano passado após indicação do deputado estadual Breno Albuquerque. Até o momento a Patrulha assiste cerca de 300 mulheres em Arapiraca e região. Em Maceió a Patrulha já completou três anos de atuação.