Rodrigo Cunha questiona Mandetta sobre investimentos em pesquisa para vacinas
Senador alagoano também cobra explicações sobre a falta de um plano de atuação integrada contra a pandemia
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) fez questionamentos sobre a condução do combate à pandemia da Covid-19 ao ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, durante depoimento do ex-ministro à CPI da Covid no Senado Federal. Luiz Henrique Mandetta disse durante o depoimento, nesta terça-feira (4), ter sido “publicamente confrontado” pelo presidente Jair Bolsonaro durante o enfrentamento inicial da pandemia. Ao ex-ministro, Rodrigo Cunha perguntou detalhes sobre a coordenação nacional do combate à doença, em muito falho por parte do governo.
“Este peso de mais de 400 mil mortos é irreversível. Muitos brasileiros acham que a condução da pandemia não teve coordenação entre os entes federados. Houve a intenção do governo em criar um plano de gestão com governo federal, estados e municípios no combate à Covid-19? Se não houve este plano, quais as razões para este plano não ter sido implementado? Onde o governo falhou?” questionou o senador alagoano. Desde junho de 2020, com a proposição do Projeto de Lei (PL) nº 3160 de sua autoria, Cunha pede a criação de um Plano Nacional de Gestão do Combate ao Coronavírus.
Cunha também cobrou de Mandetta informações sobre quais investimentos o governo federal teria feito, sob sua gestão, para pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas locais contra a Covid-19. “As vacinas internacionais foram desenvolvidas em um ano, com muitos recursos aplicados em pesquisas. No Brasil, temos o conhecimento de estudos para vacinas totalmente brasileiras. Daí pergunto, senhor ex-ministro: houve investimentos públicos federais para a produção de vacinas 100% locais? Se não houve, de quem seria a responsabilidade sobre esta falta de investimentos?, perguntou o parlamentar.
Rodrigo Cunha também questionou Mandetta sobre o porquê de o projeto para a instauração dos prontuários eletrônicos de saúde não ter avançado local e nacionalmente. “Se tivéssemos avançado com os prontuários eletrônicos, certamente a atuação dos governos contra a pandemia seria muito mais efetiva e agilizada. Inclusive Alagoas foi escolhido como estado para realizar a implantação em modo piloto deste programa. Seria muito importante saber o porquê esta ação não avançou, limitando ainda mais a atuação das autoridades de saúde contra a Covid-19”, disse o senador.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo divulga lista dos 100 selecionados para o Aprova Penedo
Show da banda Cavalo de Pau encerra festejos do mês das Mães
Pet Amigo atenderá bairro Paraíso neste mês de junho
Sucesso em Maceió, “Velocidade” acelera expansão e chega a Arapiraca com novo espaço para o universo automobilístico
ALE aprova lei de autoria do deputado André Silva que amplia Programa Ronda do Bairro em Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca terá programação especial neste domingo (31) no Bosque das Arapiracas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Banco do Brasil lança plataforma digital para venda de imóveis
