Quarenta denúncias de abusos contra crianças e adolescentes foram registradas ano passado, em Arapiraca
Durante o mês de maio são promovidas ações de educativas para alertar e conscientizar a sociedade sobre o assunto
Esta terça-feira, 18 de maio, é lembrando como o dia de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante todo o mês na cidade de Arapiraca são dedicadas ações educativas para alertar a população para esse tipo de violência, que deve ser combatida todos os dias do ano.
No município, 40 denúncias de casos de abusos foram registrados no ano de 2020, é o que apontou os dados da Secretaria de Desenvolvimento Social.
No Brasil
A Secretária de Assistência Social, Fabrícia Galindo, comentou sobre os dados no Brasil e da invisibilidade do assunto na sociedade.
“De 2011 a 2019 foram registradas mais de 20000 mil denúncias relacionadas ao abuso e exploração sexual”. Esses mesmos indicadores mostram que a cada denúncia existe 9 destas não são denunciadas”.
Para ela, há uma invisibilidade na temática e a questão precisa ser discutida para que haja um engajamento da sociedade nesta luta.
Maio Laranja
Durante todo o mês de maio as equipes sócios assistênciais promovem ações refletivas sobre o tema e incentivam os profissionais a divulgarem para sociedade esse tipo de violência e o que pode ser feito para combatê-lá.
As ações de conscientização são realizadas a partir das equipes da Secretaria de Assistência Social, dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) dos abrigos, serviços de saúde, e escolas.
Números para denúncias
É importante denunciar qualquer ato de violência, para que os órgãos competentes tomem as providências cabíveis.
Conselho Tutelar de Arapiraca (82) 3522-1106
Canal dos Direitos Humanos
Denuncie qualquer tipo de violência Disque 100
É importante a colaboração e engajamento da sociedade para combater e denunciar qualquer tipo de violência, crueldade e opressão contra crianças e adolescentes, e para que os direitos destas sejam preservados. Denuncie!