Vereadora solicita que Ceaf Arapiraca seja localizado em área central para facilitar acesso aos usuários
Na indicação da Dra. Fany também foi solicitado um número de telefone para a comunicação com os usuários
Durante a sessão desta terça-feira (18) da Câmara de Vereadores de Arapiraca, a vereadora Fany Gabriela mais conhecida como Dra. Fany, solicitou à Prefeitura de Arapiraca que a sede do Componente Especializado em Assistência Farmacêutica (Ceaf) seja transferida para outro endereço. Atualmente o órgão está localizado no bairro Baixa Grande.
Na justificativa, a vereadora informou que o Ceaf, por meio do Secretaria Estadual de Saúde, fornece medicamentos de média e alta complexidade à população de 17 municípios que compõem a 7ª Região de Saúde de Alagoas, compreendendo cidades do Agreste e Sertão. O atendimento mensal atinge uma demanda de 8.000 usuários que não dispõem de recursos para aquisição desse tipo de medicamento.
A localização atual do Ceaf não é na região central do município o que dificulta o acesso de muitas famílias que precisam pagar duas conduções para chegar até o atual endereço. Se o órgão estivesse localizado em uma área mais central atenderia igualitariamente tanto os usuários que veem do Agreste como também aqueles oriundos do Sertão, pontuou a vereadora.
Além da mudança de endereço a vereadora Dra. Fany também solicitou que o município disponibilizasse um número de telefone para que os usuários possam entrar em contato e verificar se o medicamento que eles necessitam já está disponível na central de abastecimento da Ceaf . O número antigo está desativado.
O Ceaf disponibiliza um e-mail como canal de comunicação mas nem todos os usuários tem acesso à internet ou habilidade para esse tipo de instrumento tecnológico. Muitas vezes o usuário sai de sua cidade de origem e quando chega em Arapiraca o medicamento está faltando. Um número de telefone para contato é imprescindível porque é rápido, prático e de fácil acesso.
A indicação de número 190 2021 da vereadora Dra. Fany Gabriela foi aprovada por unanimidade no plenário da Câmara Municipal.