Arapiraca

Prefeitura apresenta programa Cidade Viva pra ordenar e fortalecer comércio de Arapiraca

“A gestão municipal também está articulando outras ações para a oferta de assistência técnica, com treinamentos e capacitações, visando à inclusão produtiva", disse a secretária

Por Assessoria/PMA 19/05/2021 18h06
Prefeitura apresenta programa Cidade Viva pra ordenar e fortalecer comércio de Arapiraca
Programa Cidade Viva é apresentado a lojistas e ambulantes - Foto: Magno Almeida/Ascom Arapiraca

Representantes da Associação dos Vendedores Ambulantes Livres de Arapiraca (Aval) e do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas) acompanharam, na tarde desta quarta-feira (19), no Centro Administrativo Municipal, a apresentação do Programa Cidade Viva, que tem o propósito de ordenar e fortalecer ainda mais as atividades econômicas na Capital do Agreste.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosa Lira, revelou que a implantação do programa tem o objetivo de uma melhor alocação dos vendedores ambulantes no centro da cidade, por meio da desocupação ordenada das calçadas e vias públicas para espaços com estrutura adequada conforme as necessidades de cada segmento.

Rosa Lira adiantou que todos os passos estão sendo adotados de forma transparente, com a participação dos ambulantes e demais representantes da sociedade de Arapiraca.

“A gestão municipal também está articulando outras ações para a oferta de assistência técnica, com treinamentos e capacitações, visando à inclusão produtiva”, acrescentou.

Dentro das propostas debatidas acerca do Programa Cidade Viva, serão colocados à disposição dos ambulantes os espaços públicos com infraestrutura ampliada, a exemplo da colocação de boxes no Mercado Público, Mercado do Artesanato, Mercado Verde, Feira da Fumageira e Shopping Popular.

O representante dos vendedores ambulantes, José Edson, disse que a entidade conta com 200 associados devidamente cadastrados. “O que nós queremos é o apoio da prefeitura para continuarmos trabalhando de forma honesta e sustentarmos nossas famílias”, salientou.

Uma nova reunião ficou marcada para os próximos dias, com o propósito de ajustar alguns pontos convergentes para a implantação do programa e realocação dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio informal de Arapiraca.

A apresentação do Programa Cidade Vida ainda conto com a presença do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), Wilton Malta; do gerente-regional do Sebrae em Arapiraca, Arestides Minervino, e do vereador Vicente do Remédio, representando a Câmara Municipal de Arapiraca no encontro.