Estudo identifica coronavírus em placa bacteriana de pacientes com covid-19
Em cerca de 20% das amostras foi verificado o vírus
Uma pesquisa realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre por profissionais da residência em Periodontia encontrou coronavírus no biofilme dental - a placa bacteriana - dos pacientes que tiveram covid-19. Em cerca de 20% das amostras foi verificado o vírus.
O biofilme é uma película formada nos dentes por bactérias, microorganismos e restos de alimentos. Estudos também encontraram a presença de fungos e vírus nessa camada. A pesquisa realizada no Rio Grande do Sul provou que o Sars-CoV 2 pode se alocar e permanecer no biofilme dos pacientes.
Para o dentista e especialista em Saúde Coletiva na Neodent João Piscininio, a pesquisa mostra um fato já defendido pelos odontologistas, a importância da saúde bucal, até na prevenção da covid-19. "A boa higiene bucal poderia inclusive evitar a entrada do vírus no organismo por meio do contágio oral. Nem sempre quando a gente entra em contato com o vírus adquirimos a doença, e esse vírus pode ficar retido no biofilme", garantiu o especialista.
O estudo coletou biofilme de 70 pacientes que estavam com covid-19, e a presença do vírus foi detectada em 13 amostras. Os pacientes nos quais foi encontrado vírus no biofilme foram os mesmo que tiveram maior carga viral nas amostras de oro e nasofaringe.
No estudo ainda não é possível afirmar se o vírus sobrevive no biofilme e se ele pode se deslocar pelo sistema respiratório ou corrente sanguínea. Apesar da pesquisa não avaliar a possibilidade de reinfecção e as consequências da presença do vírus no biofilme, o dentista que existe essa possibilidade. "Estudos já comprovam a reinfecção da covid-19. Até mesmo pessoas que estão vacinadas podem transmitir o vírus para outras não imunizadas. Então, se o vírus está presente no biofilme do paciente, ele poderá ser transmitido", destacou o dentista.
Prevenção e higiene bucal
Os cuidados diários para prevenir a covid-19 já fazem parte da rotina, lavar as mãos, usar a máscara, manter o distanciamento social e álcool em gel. Piscininio destaca esses e outros cuidados na hora de prevenir a doença. "O básico é sempre essencial, usar máscara cobrindo o nariz e a boca, evitar levar ao rosto as mãos e objetos não higienizados, não aglomerar e manter o distanciamento social. É necessário também ter uma rotina de higiene bucal, que previne cáries, doenças periodontais e também o desenvolvimento da covid-19. São cuidados como a escovação três vezes ao dia, fio dental diariamente e visitas semestrais ao dentista, inclusive na pandemia".
Outra recomendação do especialista é manter a escova de dente sempre nova, separada das escovas de outros integrantes da casa. "São detalhes que auxiliam na higiene e podem evitar o contágio ou a transmissão da covid entre pessoas na mesma residência", conclui.
Últimas notícias
Davi Davino Filho percorre o Sertão, ouve o povo e fortalece projeto para o Senado
Marina Candia conhece Mestre Jasson e celebra legado da arte popular alagoana
Praia com tubarões em Fernando de Noronha viraliza após ataques em PE
Renan Filho anuncia entrega dos primeiros trechos do Arco Metropolitano durante caravana
Homem é preso com pedras de crack no bairro Manoel Teles em Arapiraca
Fãs pedem internação de Maiara após novo vídeo viralizar
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
