Agreste

[Vídeo] Conagreste vai licitar clínica para oferecer exames médicos aos 26 municípios consorciados

O objetivo é contratar uma clínica especializada para prestar o serviço; mudança no estatuto amplia a área de atuação do consórcio

Por Sete Segundos 22/05/2021 09h09 - Atualizado em 22/05/2021 09h09
[Vídeo] Conagreste vai licitar clínica para oferecer exames médicos aos 26 municípios consorciados
Prefeito Marlan Ferreira, presidente do Conagreste, fala em reunião com prefeitoss - Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

Desde 2020 o Conagreste (Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano) mudou seu estatuto, ampliando o leque de atuações para além da questão do tratamento de resíduos sólidos. Na reunião desta sexta-feira (21), realizada na sede do consórcio, na cidade de Arapiraca, foram discutidas pautas relacionadas a outros assuntos de interesse dos municípios consorciados.  Uma das principais demandas colocadas em pauta para os prefeitos presentes à reunião foi ligada à área da saúde. O consórcio pretende credenciar uma empresa que assuma a realização da prestação de exames médicos como ultrassonografia, ressonância magnética, raio-x, mamografia, dentre outros

A contratação da clínica de imagem vai ser feita através de processo licitatório aberto pelo Conagreste. De acordo com o projeto proposto pelo consórcio, a empresa vencedora da licitação deverá executar os serviços de exames sem exceder o preço da tabela SUS, barateando, dessa forma, os custos para as prefeituras consorciadas, explicou a Consultora de Licitações do Conagreste, Raphaela Brasil.

Consultora de Licitações do Conagreste, Raphaela Brasil, dá explicação técnica sobre licitação durante reunião com os prefeitos consorciados. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos  

O Presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, que também é prefeito de Limoeiro de Anadia, disse que este modelo vai centralizar e ao mesmo tempo, simplificar a execução desses serviços médicos oferecidos pelas prefeituras, além de outros serviços. 

O Conagreste hoje é um consórcio intermunicipal, nós agora, tratamos de várias pautas e a gente pode licitar também, e como a grande maioria dos municípios alagoanos, 90% deles, estão impedidos de receberem recursos através de emenda parlamentar por estarem na lista do Cauc - serviço que disponibiliza um cadastro sobre a situação fiscal dos municípios que os tornam aptos ou não a receberem recursos federais. Através do Conagreste ,isso pode ser feito, explicou o presidente do consórcio, Marlan Ferreira.

A realização desses exames médicos por parte da empresa vencedora da licitação vai baratear também os custos para as prefeituras porque como a demanda é alta, menor o preço a ser cobrado às prefeituras, já que o custos serão divididos entre os consorciados", destacou o presidente do consórcio.      

Reunião com prefeitos que fazem parte do Conagreste. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

A prefeita de Maribondo, Leopoldina Amorim, também aprovou o modelo de contratação proposto pelo consórcio que ainda está em fase de planejamento. "Nós vamos poder economizar e ao mesmo tempo, dar uma maior agilidade a esse tipo de serviço prestado porque todos os dias as pessoas procuram as prefeituras em busca da realização de exames médicos e nós temos que atender. Tendo uma empresa específica que preste esse serviço, vai ajudar bastante", disse a prefeita.

Já  o prefeito de São Sebastião, José Pacheco, afirmou que "este novo modelo implementado pelo Conagreste pode baratear os custos de um exame até pela metade do preço". O prefeito disse ainda que acontece também da prefeitura ter o dinheiro, mas não dispõe do local do exame, por isso vai facilitar para gente", complementou.   

Presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, ouve as demandas dos prefeitos consorciados. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos 

Os prefeitos discutiram também que a empresa que vencer o certame licitatório deverá ficar sediada na cidade de Arapiraca, de onde deve oferecer seus serviços para os 26 municípios que fazem parte do Conagreste. A escolha de Arapiraca se deu por se tratar de um município localizado numa região central e estratégica para o consórcio, mas o local onde a empresa vai se instalar ainda não foi decidido. As negociações estão em andamento, embora exista a possibilidade da prefeitura de Arapiraca ceder algum espaço em prédio público para a instalação da empresa vencedora da licitação.

O mesmo modelo de contratação, através de processo licitatório, deve se feito também em relação à substituição das lâmpadas de led por parte de algumas prefeituras consorciadas.

Ao final da reunião do Conagreste, foram sorteados  três bicicletas  e oito cestas básicas para serem distribuídas com os garis das prefeituras que ganharam o sorteio.